“Para onde vai a política brasileira?” questiona professor da Unilab em livro que será lançado no próximo sábado (15)

Data de publicação  13/12/2018, 14:11
Foto: Divulgação

Perguntas e respostas sobre os acontecimentos mais recentes que têm marcado a crise política atual. Informações de bastidores, em meio ao que foi veiculado pela imprensa. Um olhar objetivo e factual, capaz de narrar o cenário político brasileiro. É sob estas perspectivas que Cláudio André de Souza traz à tona um novo debate sobre a política, após um ano de escrita, pesquisas e revisões. “Para onde vai a política brasileira?” provoca o autor na pergunta que dá nome à sua primeira obra.

O lançamento será no próximo sábado (15), a partir das 17h, na Livraria Leitura do Shopping Bela Vista, em Salvador/BA. O convite é de Cláudio André, professor da Unilab / Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, e da Editora Appris, e se estende à comunidade acadêmica e interessados pelo tema.

O livro se apresenta como um breve ensaio sobre a crise de representação e o pós-impeachment, mas vai além. Ele não se restringe ao debate acadêmico de viés teórico; a ideia é refletir junto a um público mais amplo, que tem interesse em acompanhar a política brasileira. Na obra, Cláudio André analisa os principais fatos que varreram o país de 2013 a 2018.

“As manifestações de junho de 2013, a Operação Lava Jato, as eleições presidenciais de 2014, os protestos antipetistas de 2015 e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff são narrados de forma meticulosa pelo autor”, antecipa a editora Appris. “Trata-se de um jovem cientista político, professor e pesquisador baiano, com vasta presença em palestras, conferências, escritos em jornais, blogs e redes sociais, que oferece novos pontos de debate sobre a política”, completa.

Sobre o autor

Graduado, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cláudio André de Souza é professor de Ciência Política da Unilab e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Atualmente, Cláudio André pesquisa temas relacionados à democracia, partidos políticos, representação, participação, protestos e movimentos sociais.