Rede do Grande Bom Jardim comemora 15 anos nesta quinta-feira (20)

Data de publicação  20/12/2018, 12:36

Em 2018, a Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ) completa 15 anos de atuação pela afirmação do Grande Bom Jardim como território de direitos. Haverá comemoração com entidades integrantes e parceiros nesta quinta-feira (20), às 17h, no Centro Criativo Bom Mix, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, no bairro Canindezinho, em Fortaleza.

Como parte da programação, a Rede DLIS terá a vernissage da exposição “Rede DLIS 15 anos: lutas e conquistas populares”, que tem como proposta a celebração dos 15 anos de vida da Rede DLIS do GBJ, criada em dezembro de 2003, através de um pacto territorial entre organizações associativas do território Grande Bom Jardim.

A exposição é uma narrativa comunitária das vitórias alcançadas graças à organização social e à incidência popular por políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Grande Bom Jardim. Ela colabora para afirmar o GBJ no Centro da Narrativa como Lugar de Direitos, estratégia discursiva de autorreferenciação como força de se afirmar sujeito na sociedade política.

O coletivo territorial decidiu comemorar seu aniversário festejando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e os 30 anos da Constituição Federal (1988), que é um marco da redemocratização do país depois de 21 anos de regime ditatorial bem como o fundamento do Estado Democrático de Direitos, tendo o povo a soberania suprema.

Sobre a Rede DLIS

A Rede DLIS do GBJ é uma instância de articulações de lutas, envolvendo 24 entidades e movimentos da sociedade civil organizada, demandando questões específicas de cada um dos cinco bairros (Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Jardim, Canindezinho e Siqueira), com ações que dizem respeito ao conjunto da região e da cidade. No GBJ há 211 mil habitantes, segundo Censo IBGE 2010.

O grupo de extensão e pesquisa Diálogos Urbanos, vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL), da Unilab, realizou a entrega formal do Relatório Técnico da Pesquisa “Perfil da Rede DLIS do GBJ”, no último dia 9 de março, na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), durante a reunião mensal da Comissão de Articulação da Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (REDE DLIS do GBJ).