Retomada dos serviços de modernização e manutenção da Unilab

Data de publicação  27/12/2018, 13:15

A Unilab receberá, em seu “campus modelo” (Campus das Auroras), mais um projeto de modernização. O projeto urbanístico e paisagístico, que será executado nos próximos meses interligando os equipamentos: prédio acadêmico, as residências universitárias, o Restaurante Universitário (RU), além da facilitação da logística de acesso ao campus.

Projeto Urbanístico do Campus das Auroras

O campus das Auroras da Unilab, localizado em Redenção/CE, dispõe de uma ampla instalação com acomodação de salas de aula, auditórios, laboratórios, além de salas destinadas a trabalhos técnicos e administrativos das pró-reitorias, institutos e outros órgãos necessários para os trabalhos da universidade. Após diagnóstico realizado pela Divisão de Obras e Projetos da Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Planejamento (Cied/Proplan), houve a necessidade de investimento no projeto urbanístico e logístico para o campus da Unilab. O projeto será executado nos próximos meses, por etapas já definidas em processo licitatório.

Conforme o pró-reitor de Planejamento, Matheus Pontes, a previsão é que, no próximo ano, a Unilab contrate a empresa para que ela crie o projeto de urbanização e, com o projeto, a universidade faça a licitação da execução das etapas, como: a ligação hidrossanitária das residências, pavimentação e outras etapas imprescindíveis para a universidade, além de minimizar a ação da temperatura, poeira, facilitar o acesso aos equipamentos e proporcionar mais conforto aos visitantes, usuários e funcionários da instituição.

No quesito de acesso ao campus, o projeto visualiza interligar os equipamentos à nova estrada que está sendo construída pelo Governo do Estado do Ceará, aberta a pavimentação por trás da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE, com saída em frente à Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa.

Funcionamento dos serviços da Unilab

Foto: Construção do Restaurante Universitário do Campus das Auroras/CE

A obra do Restaurante Universitário (RU) do Campus das Auroras já se encontra concluída e, segundo a Proplan, está na etapa de ligação da parte elétrica e implementação do projeto hidrossanitário, desenvolvido pela equipe da Cied/Propan/Unilab. Quanto ao funcionamento, faltam apenas algumas documentações junto aos órgão de fiscalização responsáveis. A prestação do serviço de fornecimento da alimentação está por conta da ISM Gomes de Mattos. O valor unitário da refeição repassado à terceirizada é de R$ 6,50 (seis reais e cinquenta centavos) por cada pessoa, segundo a Seção de Alimentação e Nutrição (SAN/Propae).

Foto: Refeitório do RU das Auroras

Em continuidade, estão as obras das Residências Universitárias da Unilab, localizadas por trás do Campus das Auroras, em Redenção/CE. Segundo o pró-reitor de Planejamento, Matheus Pontes, a fase estrutural está em andamento, com quase 75% da obra concluída. Segundo a Divisão de Fiscalização, o primeiro bloco está com quase 90% pronto. A próxima fase, após os devidos acabamentos, será a instalação da parte elétrica e ligação com a distribuidora de energia, a Enel, além da implementação do projeto hidrossanitário, desenvolvido pela equipe técnicos da Divisão de Projetos da Cied.

Foto: Residências Universitárias da Unilab em fase de acabamentos
Foto: Residências Universitárias está com etapa estrutural com quase 75% da obra concluída.

Unidade Acadêmica dos Palmares

O processo de instalação de dois novos elevadores na Unidade Acadêmica dos Palmares está em andamento. O fase licitatória está concluída com definição da empresa ganhadora. Outra benfeitoria programada é a substituição do cercamento da unidade por um definitivo.

Foto: Unidade Acadêmica dos Palmares em fase de execução de serviços.

Campi da Unilab no Ceará

Quanto a reorganização de espaços e necessidade de pequenos reparos, os campi da Unilab do Ceará estão passando por mudanças. O projeto de Adaptação dos Espaços, estudo realizado pela Divisão de Projetos/Cied para otimização da ocupação da Unilab, propondo algumas mudanças para adequação das salas e reorganização dos campi, proporcionando conforto e viabilidade no uso dos equipamentos. Como também, instalação de forros de material com estrutura rígida e impermeável e instalação de toldos ao redor dos RUs.

Foto: Projeto de Adaptação dos Espaços em execução.

Matéria relacionada: Obras das residências universitárias da Unilab são retomadas