Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) tem nova diretoria

Data de publicação  23/01/2019, 09:05
Eleição e posse da nova diretoria do Cruc

Na última sexta-feira (16), a Unilab, representada pela Vice-Reitora pro tempore, Andrea Gomes Linard, participou da primeira reunião deste ano do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em Fortaleza/CE, com a pauta da agenda, a eleição e posse da nova diretoria da entidade.

Foram empossados, para o mandato do período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, de acordo com os critérios previstos no Estatuto CRUC, os seguintes reitores: como presidente, Fabianno Cavalcante de Carvalho, reitor da Universidade Estadual Vale do Acarú (UVA), substituindo o professor Patrício Melo, reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca) e o novo vice-presidente, Dr. Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Nova diretoria do Cruc: presidente, Fabianno de Carvalho, reitor da UVA e o vice-presidente, Dr. Jackson Sampaio, reitor da Uece

Além da Unilab, esteve presente, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, representando o reitor Virgílio Araripe.

Na ocasião, o ex-presidente do Cruc, Patrício Melo, parabenizou o retorno de Inácio Arruda ao cargo de secretário da Secitece. O atual secretário fez um pedido aos representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) para que realizem uma maior integração entre as universidades e os centros/faculdades particulares, além de sugerir que os centros universitários participem das reuniões com direito a fala.

Representantes das IEs do Ceará participam da primeira reunião do colegiado em 2019

Para a professora do ICS/Unilab e vice-reitora da Unilab, Andrea Linard, o Cruc, mediante o apoio da Secitece, busca, em suas reuniões periódicas, apresentar e discutir temas que sejam comuns às IEs, como: a expansão do ensino superior, as dificuldades financeiras que perpassam as gestões, compartilhar experiências exitosas que podem ser replicadas no Ensino, Pesquisa e Expansão, como também, buscar captação de recursos para bolsas e firmar acordos de cooperação que favoreçam às universidades em ações no âmbito nacional e internacional. No expediente também acontece o planejamento de novos cursos para evitar duplicação destes na mesma região e implementação de ações em conjunto com temas relevantes, necessários e atuais, gerando assim, o fortalecimento da representatividade do conselho em outros conselhos que tem assento.

Nesta primeira reunião da nova diretoria, complementou a vice-reitora da Unilab, foi discutido a ideia de elaboração de um Plano de Trabalho, com ações que serão executas no novo mandato do colegiado. O referido documento será apresentado ao governador do Estado, Camilo Santana.

Sobre o Cruc

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará com o apoio das universidades: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) participa de outros conselhos estaduais: Conselho de Políticas Públicas e o Conselho de Educação.