Equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) participa do Workshop de Tecnologias de Redes do POP-CE/RNP

Data de publicação  04/02/2019, 09:00
A equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI/Unilab) participou, nesta semana (dias 29, 30 e 31), do evento tecnológico: (WTR) Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Ceará (POP-CE/RNP), ocorrido no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza/CE.

O Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-CE é voltado para gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado do Ceará. A ação faz parte do Sistema de Capacitação e Integração, uma realização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), junto ao Ponto de Presença local (PoP-CE).

O encontro promoveu troca de experiências e aprendizados, compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de projeto, operações, monitoramento, gerenciamento e segurança de redes avançadas, com oportunidade de capacitação técnica, além de estabelecer contatos entre instituições de grande notoriedade no Ceará, de parceiros da Rede GigaFOR e CDC acadêmico.

A programação do Workshop contou com palestras e minicursos para os profissionais de TI das instituições participantes. Além de oferecer cursos práticos com temas variados entre capacitações que agem diretamente na melhoria das práticas para tratamento de incidentes, gestão ágil de projetos e administração de containers. Durante o evento, os participantes puderam interagir em palestras oferecidas sobre as soluções e serviços avançados da RNP, cases de sucessos de clientes RNP e sobre a implantação da Angola cable, entre outros.

Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI/Unilab)
A equipe da DTI é composta por 47 servidores, nos campi do Ceará e Bahia. A diretoria é responsável pela gestão da infraestrutura de hardware e software da universidade, além do planejamento e execução das políticas de TI. A Unilab atualmente conta com um parque computacional de 925 máquinas ativas, 5 grandes sistemas (SIGAA, SIPAC, SIGRH, SIGAdimin, SEI), além dos sistemas de apoio (SISGEF, SELEST, SISURE, SEMUNI).

Sobre a RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.