Unilab e IFCE abrem primeiro edital para Mestrado em Ensino e Formação Docente

Data de publicação  17/04/2019, 13:55

Tendência decorrente das várias ações formativas que já vêm sendo realizadas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), agora as duas instituições implantam um Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente. O Edital nº 01/2019 está aberto, com inscrições no período de 22 de abril a 22 de maio.

O Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE), na modalidade de mestrado profissional, oferta em seu primeiro edital 20 vagas, sendo 14 para Ampla Concorrência, 4 para Políticas de Ações Afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiências e 2 vagas destinadas a servidores, sendo 1 para a Unilab e 1 para o IFCE. As vagas serão distribuídas entre as linhas de pesquisa “Ensino e Formação” e “Currículo e Avaliação”.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail ppgef.unilab-ifce@unilab.edu.br, seguindo as normas estabelecidas no edital. Podem se inscrever portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento, com a devida comprovação, e concludentes de cursos de graduação, cursando o último semestre em instituições reconhecidas pelo MEC, desde que tenham vínculo profissional com a Educação.

O processo seletivo constará de prova escrita, projeto de pesquisa, entrevista e análise de títulos. Não há previsão de bolsa de estudo.

Confira o edital completo e cronograma previsto na página do Programa.

As aulas acontecerão sistematicamente às sextas-feiras (nos turnos matutino e vespertino) e, eventualmente, aos sábados.

O mestrado objetiva formar profissionais qualificados para o exercício da docência, por meio da pesquisa aplicada. A ideia é gerar conhecimento no campo do ensino, em sintonia com o debate contemporâneo da formação docente, buscando coletivamente soluções possíveis à realidade social.

Sobre o Mestrado em Ensino e Formação Docente

O Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente é fruto da parceria entre duas instituições de ensino. A Unilab traz como marca institucional ao projeto o compromisso com ações formativas pautadas no respeito e na valorização da diversidade. Já o IFCE, traz elementos relacionados a ações de estímulo à inovação tecnológica e à produção científica entre alunos e professores da instituição, com o compromisso de ampliar os indicadores de qualificação do corpo docente e induzir à formação de grupos de pesquisas institucionais por toda a rede.

A carga horária do mestrado será de 450 horas, distribuídas em 30 créditos, sendo 16 de disciplinas obrigatórias, 8 de optativas e 6 créditos da dissertação. O primeiro núcleo de formação é composto pelas disciplinas obrigatórias, ofertadas para todos os alunos ingressantes; já o segundo núcleo é de disciplinas optativas.