Unilab participa da campanha “Abril Verde”

Data de publicação  26/04/2019, 09:00

No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Em alusão à data, a Unilab, por meio da Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT) e da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), comemora o Abril Verde – campanha que tem como objetivo principal estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho. A ideia é alertar para a importância de práticas que reduzem os números de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho.

Como prevenir acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho?

– Seguindo as orientações preventivas indicadas pelos profissionais da equipe de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho da Unilab;
– Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva apropriados para sua atividade laboral;
– Comunicando modificações no setor ou local de trabalho que ofereçam riscos não identificados previamente pela equipe de segurança no trabalho;
– Evitando realizar suas atividades com pressa, pois muitos acidentes acontecem pelo descuido e falta de atenção.

E se eu sofrer um acidente em serviço, o que devo fazer?

Se o servidor sofrer um acidente no trabalho ou a caminho dele, e se estiver com alguma doença suspeita relacionada ao trabalho, deve seguir as seguintes recomendações:

1- Comunicar à chefia imediata sobre o ocorrido que preencherá parcialmente a Comunicação de Acidente em Serviço do Serviço Público – CAT/SP;
2- Após preenchimento parcial pela chefia imediata, este deve enviar para à DSSQVT, que será submetido à análise do Setor de Segurança no Trabalho (SST);
3- Em seguida, o Setor de Segurança no Trabalho (SST) envia o Relatório de Investigação de Acidente e/ou Incidente para apreciação do perito médico oficial em saúde;
4- A partir daí o servidor será direcionado para ser avaliado pelo médico perito oficial em saúde, a fim de estabelecer o nexo causal, caso confirmado, será incluso no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor público Federal (SIASS).

A notificação por meio da CAT/SP é uma ferramenta importante para que a equipe multidisciplinar da DSSQVT possa investigar a dinâmica do acidente, a fim de promover ações preventivas e/ou corretivas no intuito de evitar que ocorram novos acidentes ou doenças ocupacionais. Todo acidente deve ser comunicado, por mais simples que seja.

Vale lembrar!

A Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT) tem como missão melhorar a qualidade de vida e o ambiente organizacional dos servidores e colaboradores, a partir da atuação preventiva na promoção da saúde e da segurança, evitando ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Informações:

Telefone: (85) 3332.6216