Unilab apresenta Relatório de Gestão – Exercício 2018

Data de publicação  03/05/2019, 11:38

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), encaminhou, nesta quinta-feira (2 de maio), o Relatório de Gestão (Exercício 2018) ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O documento foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni/Unilab), através da Resolução Nº 22/2019. Este novo formato do Relatório (Relatório Integrado) tomou como diretriz, a clareza, mediante o uso de linguagem simples e de imagens visuais, de modo a transformar informações complexas em relatórios de fácil compreensão.

Conforme o coordenador de Planejamento, Antônio Célio dos Santos, o relatório na forma integrada “contribui para que as organizações desenvolvam uma visão integrada da sua estratégia e planos, gerenciem seus principais riscos e tomem decisões bem fundamentadas. Por esses motivos, é usado para comunicação interna, gestão integrada e para divulgação externa (prestação de contas)”, esclareceu o servidor.

Entre as ações apresentadas no Relatório de Gestão (2018), o reitor pro tempore da Unilab, Alexandre Cunha, destaca a execução de 99,5% do orçamento previsto em lei. “A universidade, com quase nove anos de implementação, vem alcançado, gradativamente, sua maturidade administrativa. Esta marca singular e inédita revela o compromisso de todos com a institucionalização e o bom uso do recurso financeiro”, declarou o professor e gestor da Unilab.

Quanto à infraestrutura, a universidade deu continuidade à obra das residências universitárias e concluiu o prédio do Restaurante Universitário (RU), no campus das Auroras, em Redenção/CE (restando, para seu pleno funcionamento, algumas intervenções complementares, como a ligação das redes de energia, água e esgoto ao equipamento). Seguem em execução projetos relacionados a instalações hidrossanitárias, implantação de elevadores e cercamento de campus, não estando nenhuma obra ou serviço de engenharia paralisado.

No quesito de sustentabilidade, outro destaque é o projeto de eficiência energética, implementado no Campus das Auroras, em parceria com a Enel, que incluiu a instalação de uma Usina Fotovoltaica de 247,65 Kilowatt-Pico (KWp) e de uma Árvore Solar de 2,75 KWp, além da substituição de lâmpadas fluorescentes ineficientes por lâmpadas com tecnologia LED no Campus das Auroras, em Redenção/CE. A adesão a práticas ambientalmente sustentáveis é indispensável no contexto do desenvolvimento científico, no atendimento às exigências legais e na economia de recursos financeiros.

Em data ainda a ser divulgada, a equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) realizará a apresentação do Relatório de Gestão (exercício 2018), e aproveitará o momento para também apresentar o Plano de Integridade da Unilab.

Matérias relacionadas:

Plano de Integridade da Unilab será implementado

Obras das residências universitárias da Unilab são retomadas

Obras de expansão são retomadas no Campus dos Malês

Unilab e Enel efetivam Projeto de Eficiência e Minigeração Energética com inauguração da Árvore Solar Fotovoltaica, no Campus das Auroras