Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab e Nutec buscam novas parcerias em projetos de tecnologia e inovação

Data de publicação  06/05/2019, 14:23
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Unilab recebe visita da equipe da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)

No último dia 16 de abril, a Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promoveu uma reunião técnica com a participação de profissionais envolvidos em ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Ceará. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), parceira da Unilab, teve participação em destaque do presidente do Nutec, apresentando a dinâmica, os novos projetos e investimentos na área de tecnologia para o Ceará.

Segundo o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit/Unilab), professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen),  Aluísio Fonseca, a dinâmica do evento buscou traçar parcerias em potencial, além de fomentar novas parcerias entre as instituições. para a criação de um parque tecnológico na Unilab.

Entre os presentes, além do reitor da Unilab e sua equipe (Chefia de gabinete, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Pró-Reitoria de Planjamento (Proplan), Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), Intituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Instituto de Educação a Distância (IEAD), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)), o presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, e sua equipe, composta por 15 profissionais (engenheiros, administradores, advogada, jornalista, geólogo, entre outros).

Equipe da Unilab e equipe técnica da Fundação Nutec

No primeiro momento, o economista Francisco Magalhães, presidente do Nutec expôs o novo perfil do Núcleo, com o levantamento da prestação de serviços, considerando sempre a análise da satisfação da clientela, além dos desafios à serem alcançados. Trouxe também, as novas ações, projetos, acordos e interação com empresas em destaque, gerando avanços promissores às instituições do Ceará no quesito da Ciência, Tecnologia e Inovação. “O compromisso é com o resultado”, declara o gestor Magalhães.

Quanto adaptação aos novos modelos, o Núcleo trabalha nas áreas de atuação: Alimentos, Energias, Meio Ambiente, Materiais, Indústria 4.0 e Metrologia. “O Nutec e sua equipe tem o interesse de celebrar cooperação com a Unilab, além da importância da ampliar as novas parcerias”, afirmou o presidente da Nutec. Confira o vídeo institucional do Nutec.

Novo perfil do Nutec apresentado pelo presidente Francisco Magalhães

Apresentando um esboço das inúmeras ações que a Unilab vem desenvolvendo, ao longo dos quase nove anos de implantação, o professor do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e reitor pro tempore da Unilab, Alexandre Cunha, apresentou aos convidados as ações, a estrutura organizacional dos campi da universidade localizados no Ceará e na Bahia, o levantamento quantitativo de cursos, docentes, discentes, valores orçamentários e de aplicação, disponíveis no Relatório de Gestão da Unilab (Exercício 2018).

Alexandre Cunha, reitor pro tempore da Unilab apresentando as ações positivas e conquistas que a universidade conquistou nos quase 9 anos

Na sequência, Alexandre apresentou os projetos de pesquisas atuantes em várias áreas do conhecimento e diversos projetos de iniciação científica com estudantes do Brasil e dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Outros projetos em destaque, realizados em parceria, como: o Projeto Prioritário de Eficiência Energética (instalados 762 painéis fotovoltaicos instalados e distribuídos na cobertura do Bloco Didático do Campus das Auroras) e o Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, realizados com a Agência Nacional de Energia Elétrica/Enel Distribuição Ceará (Aneel/Enel).

Painéis solares fotovoltaicos instalados no Campus das Auroras, em Redenção/CE

Os participantes e convidados de outras instituições parceiras da Unilab fizeram um tour pelos espaços administrativos do Campus das Auroras,  visitas aos laboratórios – temos 70 laboratórios em atividade (Microbiologia, Bromatologia, Energias Renováveis, Biomassa, Ecologia, Máquinas Elétricas e Acionamentos, e outros).

Visita aos laboratórios do IEDS/Unilab (Laboratório de Bromatologia)
Visita ao Laboratório de Microbiologia
Visita ao Laboratório de Máquinas Elétricas e Acionamentos

Em seguida, houve uma discussão geral sobre possibilidades de parcerias: tecnologias sustentáveis, energias, materiais, alimentos entre outros, em especial, envolvendo ações junto ao NIT/Unilab.

Nutec – Fundação Núcelo de Tecnologia Industrial do Ceará

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), vinculado a Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), foi instituída no dia 12 de dezembro de 1978, através do Decreto nº 13.017, e, atualmente, está localizada no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu potencial visa planejar, coordenar, fiscalizar e supervisionar as atividades pertinentes ao ensino superior, à pesquisa cientifica e ao desenvolvimento tecnológico no âmbito do Estado, bem como formular, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CEDCT). 

Sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unilab, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), por intermédio da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Rede NIT-CE) e criado em 2013. Seu principal objetivo do núcleo é promover a cultura da inovação e do empreendedorismo na comunidade e função de gerenciamento da política de inovação da Unilab, sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen),  Aluísio Fonseca.

Matérias relacionadas: Unilab apresenta projetos de tecnologia e inovação no XXIII Sendi e na Feira do Conhecimento 2018

Projeto de eficiência energética põe Unilab como destaque em tecnologias de sustentabilidade

Categorias