Curso de Extensão debate a formação do judiciário brasileiro

Data de publicação  17/06/2019, 10:25

O Curso de Extensão os Intérpretes do Brasil – A Construção Teórico-Metodológica para Compreensão das Instituições Brasileiras realiza seu quarto encontro na próxima quarta-feira (19), das 14h30 às 18h, na Sala 309, Bloco II, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE. Na oportunidade, o Curso abordará o livro “Os Aprendizes do Poder – A Formação do Judiciário Brasileiro”, do sociólogo Sérgio Adorno, privilegiando rituais, práticas, representações e saber acadêmico.

O professor e coordenador desse Curso de Extensão, Sebastião de Lima, destaca que a obra a ser analisada “surpreende os momentos-chave do século XIX em que as ideias liberais se encarnam como práticas, dentro das instituições do poder e da dominação no Brasil. Seus personagens são os bacharéis da Academia de Direito de São Paulo, suas cenas são as polêmicas, os jornais, a militância acadêmica desses “aprendizes do poder”.

Sobre o Curso de Extensão

O Curso de Extensão “Os Intérpretes do Brasil: A Construção Teórico-Metodológica para Compreensão das Instituições Brasileiras”, tem como objetivo estudar os principais pensadores que contribuíram na formulação teórica e metodológica para compreensão das instituições no Brasil. O curso focalizará a lógica que permeou a construção social do Estado-Nação no Brasil a partir de práticas, representações, imaginários políticos e estruturas sociais. O Curso terá carga horário de 25 horas e é organizado pelo professor Sebastião de Lima, do Curso de Sociologia da Unilab.