Independência de São Tomé e Príncipe será celebrada com programação que une história e cultura

Data de publicação  08/07/2019, 12:01

Entre os dias 10, 11 e 12, será realizado, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o evento em celebração do 44º aniversário da Independência de São Tomé e Príncipe.

Sob o tema “São Tomé e Príncipe: História, Cultura, Turismo e Sua Gente”, o evento, além de fazer as devidas comemorações, irá prestar homenagens aos idealizadores desse feito histórico. Assim, segundo os organizadores, “não se trata meramente de um momento de festividade, mas também uma oportunidade de se realizar uma retrospectiva analítica desses 44 anos de independência”.

Sobre a independência

A independência do arquipélago de São Tomé e Príncipe aconteceu em 12 de julho de 1975. Esse arquipélago, composto pela ilha de São Tomé, pela ilha de Príncipe, e ainda por vários ilhéus, fora colonizado por Portugal a partir de finais do séc. XV e inícios do séc. XVI. No seguimento da onda de descolonização ocorrida nos antigos territórios colonizadas por Portugal, também a este pequeno território, com pouco mais de 1.001 quilômetros quadrados, seria reconhecida a independência.

PROGRAMAÇÃO

Organizado pela Associação dos Estudantes de São Tomé e Príncipe da Unilab, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), o evento trará, conforme programação abaixo, momentos diversificados de arte, cultura e história, que visa proporcionar aprendizado para toda a comunidade acadêmica.

10/07/2019

9h – Exposição Fotográfica (Nosso País, Nossa Identidade)

10h – Atividades Acadêmicas/Apresentação oral de Trabalhos.

Local: Campus do Liberdade.

• Neyla dos Ramos
  • Adaziza Pires
  • Áurea dos Ramos
  • Jeny Ananias

12h – Músicas nos Rus

19h – Retrospectivas Histórica: Como surgiu São Tomé e Príncipe.

• Local: Auditório didático do Campus do Liberdade

Convidados:

• Maria da Luz Fonseca,
  • Jakson Lima
  • Gerda Fernandes,
  • Patrick Pires,

11/07/2019 – Noite Cultural

18h45 –  Hino Nacional de São Tomé e Príncipe

19h15 – Mesa de Abertura

Convidados(as)

• Representante da Proex
  • Representante Proinst