Unilab lança primeira especialização internacional em Segurança Alimentar e Nutricional na modalidade a distância

Data de publicação  09/07/2019, 13:17

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), a Pró-Reitoria de Relações Institucionais Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), em cogestão com o Instituto de Educação a Distância (IEaD), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e em cooperação com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio do Instituto de Biociências, tornam pública, por meio de Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Segurança Alimentar e Nutricional na modalidade a distância. O curso faz parte das atividades desenvolvidas pelo Mecanismo das Universidades no Consan/CPLP. Estas já desenvolvem atividades por meio do Projeto de Fortalecimento do Ensino Pesquisa e Extensão na CPLP e na Unilab, com apoio do Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicação do Brasil (MCTIC).

A inscrição será realizada exclusivamente por meio de Formulário Eletrônico até o dia 21 de julho (é necessário que o candidato possua uma conta Google). O curso terá duração total de 485 horas e será ministrado no período de 19 de agosto de 2019 a 01 de dezembro de 2020, dividido em três semestres letivos, com duração total de 18 meses, contemplando 10 módulos e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Podem participar profissionais com formação superior, que atuem nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (agrônomos, engenheiros de alimentos, nutricionistas, assistentes sociais, biólogos, enfermeiras, médicos, economistas e outros). Já a seleção será feita por análise de currículo, valorizando a experiência e o vínculo profissional ou o ativismo na área da segurança alimentar e nutricional.

O certificado será expedido e firmado pela Unilab e pela Unesp aos alunos que obtiverem aproveitamento, segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, sendo obrigatório, pelo menos, 75%  de frequência.

O curso será gratuito, devendo o aluno arcar apenas com as despesas pessoais para participar dos três encontros presenciais obrigatórios. Esses três encontros presenciais acontecem nos polos em que serão ofertadas as vagas, um no início do curso, um no momento de definir o trabalho de conclusão, quando se incluirá uma avaliação parcial, e outro no final do curso para apresentação do trabalho final e avaliação final do curso.

Para os candidatos que optarem pelos polos localizados em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, esses encontros presenciais poderão ser realizados por professores das instituições parceiras. Eventualmente esses encontros poderão ser realizados em ambiente virtual, com áudio e vídeo em tempo real (on-line).

A Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional, que terá abrangência internacional uma vez que as vagas estarão também disponíveis para São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, além da Unilab na Bahia e Ceará, terá por objetivo oferecer formação especializada a técnicos de nível superior na área da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para atuarem em equipes intersetoriais do poder público e da sociedade civil no planejamento e execução de políticas e ações de SAN.

Para mais informações Clique Aqui. Ou, consulte o Edital.