Unilab abre processo seletivo específico para pessoas Transgêneras e Intersexuais

Data de publicação  10/07/2019, 11:11

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), abriu processo seletivo específico para candidatas(os) transgêneras(os) e intersexuais nos cursos de graduação presencial ofertados pelos Campi do Ceará e da Bahia para ingresso no semestre 2019.2, com início previsto em 30 de setembro de 2019.

Ao todo, estão disponíveis 120 vagas, sendo 69 para o Ceará nos seguintes cursos de graduação: Administração Pública (5), Agronomia (2), Antropologia (10), Ciencias Biológicas (2), Enfermagem (6), História (10), Humanidades (10) Letras/Língua Inglesa (1), Letras/Língua Portuguesa (3), Matemática (3), Pedagogia (8), Quimica (4), Sociologia (5). Já para a Bahia são 51 vagas nos cursos de Ciências Sociais (8), História (8), Humanidades (8) Letras/Língua Portuguesa (9) Pedagogia (8), Relações Internacionais (10).

O requerimento de inscrição será admitido por FORMULÁRIO,  disponível na data da abertura das inscrições, seguido de envio da documentação necessária para o e-mail transintersexos@unilab.edu.br, no período de 15 a 24 de julho, até às 15h. Será aceita somente uma única inscrição para cada candidata(o), que concorrerá a uma única vaga.

Fique Atento

A Unilab informa ainda que será aceita somente a inscrição da(o) candidata(a) que for titular dos documentos, e do e-mail no qual foi enviado a inscrição. Já os documentos solicitados deverão estar legíveis para consulta, para que não acarretem indeferimento.

Porém, antes de efetuar a inscrição, a(o) candidata(o) deverá ler atentamente o edital, seus anexos e os atos normativos neles mencionados, para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação e aceita todas as condições nele estabelecidas.

A Unilab não responsabilizar-se-á por inscrições não concretizadas em decorrência de eventuais problemas técnicos de tecnologia de informação ou falhas na transmissão de dados, comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Sobre os Gêneros

Poderão concorrer as vagas ofertadas neste edital estudantes transexuais, travestis, pessoas não binárias e intersexuais oriundas de qualquer percurso escolar, e que tenham concluído o ensino médio. As três primeiras subcategorias estão amparadas pela categoria pessoas transgêneras. As categorias citadas acima são definidas segundo glossário da Organização das Nações Unidas da seguinte forma:

Intersexual: pessoa que possui variação de caracteres sexuais incluindo cromossomos, gônadas e/ou órgãos genitais que dificultam sua identificação como totalmente feminino ou masculino. Essa variação pode envolver ambiguidade genital, combinações de fatores genéticos e aparência

Pessoa Não Binária (NB): é a pessoa cuja identidade não cabe nem como homem nem como mulher ou ainda que está entre um gênero e outro (masculino ou feminino) podendo também ser uma combinação dos dois. São pessoas que não necessariamente optam por fazer processos de readequação de gênero, por meio de medicamentos e cirurgias.

Transexual: pessoa que possui uma identidade de gênero oposta ao sexo designado (normalmente no nascimento). Geralmente usa hormônios, mas há exceções. Nem toda pessoa transexual deseja fazer cirurgia para mudança de sexo.

Travesti: identidade histórico-política, construída sócio e culturalmente, da pessoa que é designada como sendo do sexo masculino, transiciona do masculino ao feminino e vive 24 horas no gênero feminino. Geralmente usa hormônios e faz modificações no corpo através de intervenções cirúrgicas, não sendo as mesmas uma regra. Em reconhecimento e respeito a esta identidade deve-se sempre dizer a travesti e nunca o travesti.

Para mais detalhes clique aqui e consulte o Edital  Nº 29/2019.