III Semana da África na Bahia será realizada de 20 a 23 de agosto

Data de publicação  06/08/2019, 13:29

O Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB), o Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global/CNPq/UNILAB e o Grupo de  Pesquisa Antropologia, Fronteiras, Espaços e Cidadania AFEC/UCSAL, realizam, de 20 a 23 de agosto de 2019, a III Semana da África na Bahia e o III Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos, tendo como tema: África, Fluxos transnacionais e Descolonização no século XXI.

O evento está estruturado a partir da pedagogia e metodologia do Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos cuja primeira edição foi organizado pelo Grupo de Pesquisa África-Brasil no Ceará, em 2017.

A composição do público e dos/as integrantes das mesas de diálogos é internacional: Angola, Brasil, Cabo Verde, Itália, Guiné Bissau, França, Moçambique, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo. Isso ocorre porque a Unilab é uma universidade pública brasileira com um corpo docente e discente internacionais.

“De fato, os conhecimentos, valores e estéticas a serem produzidos durante o evento, obedecem aos princípios da multi e interdisciplinaridade dos Novos Estudos Africanos, em que cada pesquisador/a parte da sua área de especialidade e cria diálogos consigo mesmo, com seus pares e junto com o seu público. Essa perspectiva é compreendida como a feitura da encruzilha do belo, político, ético, espiritual e epistemológico para a emancipação do mundo”, explica os organizadores do evento.

Programação