Grupo Gerador do Campus das Auroras funciona pela primeira vez

Data de publicação  16/08/2019, 23:10

A Divisão de Manutenção e Apoio Operacional finalizou, no último dia 14, os serviços de recuperação e adaptação do Grupo Gerador instalado no Campus das Auroras. O equipamento ainda não havia funcionado desde sua aquisição, no ano de 2013.

Os serviços consistiram basicamente na recuperação de componentes internos que haviam se deteriorado devido à falta de uso, a instalação de tanque e sistema de abastecimento de combustível, adaptação civil da sala de abrigo do equipamento e a adequação no sistema de escapamento, incluindo a alocação de silencioso (bojo) para redução de ruídos.

Silencioso/bojo instalado no escapamento do Grupo Gerador.
Instalação de tanque e sistema de abastecimento de combustível.
Adaptação civil da sala de abrigo do Grupo Gerador.
Instalação de porta para facilitar o acesso ao Grupo Gerador a partir da subestação.

O Grupo Gerador do Campus das Auroras é da marca Caterpillar, multinacional líder no seguimento de fabricação de máquinas e veículos pesados. Funciona no regime stand-by, entrando em operação automaticamente nos casos de interrupção de fornecimento de energia elétrica da rede externa.

Grupo Gerador Caterpillar Modelo C27, instalado no Campus das Auroras.
Grupo Gerador Caterpillar Modelo C27, instalado no Campus das Auroras.

O equipamento possui potência nominal de 906 kVA, o que significa que é capaz de suportar a carga de um campus maior que o das Auroras. Dessa forma, está garantido, desde o último dia 14, o fornecimento ininterrupto de energia elétrica às instalações do campus, possibilitando maior segurança às atividades acadêmicas e administrativas, que poderiam ser bastante prejudicadas pela falta de energia.