Jornada Nilma Lino Gomes terá Roda de Conversa, Aula Magna e Lançamento de Livro

Data de publicação  30/09/2019, 08:00

No próximo dia 08 de outubro de 2019, o Setor de Promoção da Igualdade Racial da Unilab, promove, com os apoios da Editora Vozes, do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), das instituições UFC, UECE, IFCE, dos grupos de pesquisas Nuafro, do Núcleo das Africanidades Cearenses, NEAB/FCE, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do Ceará (Ceppir), e do Governo do Estado do Ceará, a Jornada Nilma Nilo Gomes, que foi, no biênio 2013-2014, reitora Pro Tempore da Unilab.

A Jornada será realizada no Auditório Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, por meio de Roda de Conversa sobre a Implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, a partir das 14h30, e Aula Magna, a partir das 18h30, com o tema: Universidade, Democracia e Combate ao Racismo. Em seguida, será realizado o lançamento do livro: “Movimento Negro Educador”.

Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição por meio deste FORMULÁRIO.

A obra “O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação”, de Nilma Gomes, aprofunda a compreensão dos saberes produzidos e sistematizados pelo Movimento Negro e de Mulheres Negras para subverter a teoria educacional, construir a pedagogia das ausências e das emergências, repensar a escola, descolonizar os currículos e dar visibilidade às vivências e práticas dos sujeitos.

Desta forma, este trabalho tem como tese principal o papel do Movimento Negro brasileiro como educador, produtor de saberes emancipatórios e um sistematizador de conhecimentos sobre a questão racial no Brasil. Saberes transformados em reivindicações, das quais várias se tornaram políticas de Estado nas primeiras décadas do século XXI.

Nilma Gomes

Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social, FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da  Unilab (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -(SEPPIR/2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016)