Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Grupo InterZoa da Unilab participou da 1ª Semana de Proteção Animal, promovida pelo Governo do Ceará

Data de publicação  08/10/2019, 11:03
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Grupo de Pesquisa em Interações Animais (InterZoa/Unilab)

Objetivando conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os animais domésticos e principalmente, os silvestres, o Grupo de Pesquisas sobre Interação Animais (InterZoa), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab), participou da primeira edição da Semana Estadual de Proteção Animal, no período de 29 de setembro a 6 de outubro, promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Diferentes ações de educação e conscientização foram realizadas, em diversos municípios do estado do Ceará, com a participação das comunidades locais, escolas, professores e estudantes. No Maciço de Baturité, as atividades da Semana de Proteção animal ocorreram na sede da APA de Baturité/CE.

Entre as atividades de importância, a divulgação científica por meio de exposição de animais marinhos e terrestres, trilhas ecológicas e visitas em escolas públicas e privadas do Maciço, falando sobre a importância dos animais para a manutenção da vida nos diferentes ecossistemas foi bem participativa, com a interação dos alunos e professores das escolas locais.

Conforme informações do InterZoa/Unilab, aproximadamente 450 pessoas participaram das atividades, entre comunidade e alunos de escolas do Maciço do Baturité, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a biodiversidade de animais que vivem nas florestas da região, quais espécies estão ameaçadas e as iniciativas tomadas para a conservação da fauna local.

Foto: Grupo InterZoa | Alunos de escolas do Maciço de Baturité nas trilhas ecológicas

Para o coordenador do grupo InterZoa, biólogo e doutor em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais, Roberth Fagundes, esta oportunidade  é “uma importante parceria entre Unilab e governo estadual, na proteção da fauna do Maciço de Baturité/CE”, declarou o professor do Icen/Unilab.

O evento também contou com a participação de profissionais da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) – ONG, fundada há 25 anos, na luta em defensa do meio ambiente – que apresentaram ações de proteção ao periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é uma ave exclusivamente da região nordestina, encontrada anteriormente em muitos estados da região. Contudo, devido à destruição de seu habitat (as florestas serranas) e à captura ilegal de animais silvestres, existe em apenas três pontos do Estado do Ceará.

Foto: Grupo InterZoa | Experiências e aprendizado de alunos sobre animais silvestres

Outra atividade marcante foi a presença da bióloga Camila Porto, do criadouro de animais silvestres “Sítio Tibagi” – localizado no município de Guaramiranga/CE com cerca de 150 espécies e 460 animais silvestres.

Categorias