Curso de Especialização Ciência é 10! seleciona tutores, professores formadores e orientadores

Data de publicação  16/10/2019, 11:10

O curso de especialização Ensino de Ciências para o Ensino Fundamental – Anos Finais – Ciência é 10! está com inscrições abertas para seleção de tutor, professor formador UAB e professor formador. As inscrições ocorrem gratuitamente, via internet, por formulário eletrônico, de 15 a 30 de outubro.

O curso será ofertado pelo Instituto de Educação a Distância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Iead/Unilab) em 2020, por meio de parceria do instituto com Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O tutor formador, cuja seleção está no edital 005/2019, atua na instituição de ensino executora, auxiliando o professor formador no desenvolvimento de todas as atividades didático-pedagógicas programadas. Além disso, media a comunicação de conteúdos entre o professor e o cursista por meio das novas tecnologias de informação e comunicação adotadas pelo curso. Participa também das atividades presenciais – aulas e avaliações de aprendizagem nos polos. Para esta seleção, o candidato deve ter Graduação/Licenciatura/Bacharelado em Ciências, Biologia, Química ou Física, mais pós-graduação lato sensu/stricto sensu, mais no mínimo um ano de experiência no magistério básico ou superior, entre outros requisitos. São seis vagas mais cadastro de reserva, com bolsa no valor de R$765,00.

Já o edital 006/2019 prevê cinco vagas mais cadastro de reserva para professor formador, que realiza o acompanhamento das disciplinas e avalia as atividades. É preciso ser docente efetivo da Unilab lotado no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e ter experiência três anos no magistério superior ou de um ano no magistério superior com pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado. O valor da bolsa de professor formador do Sistema UAB é de R$ 1.300,00 para professor I (com três ou mais anos de experiência no ensino superior) ou de R$ 1.100,00 para professor II (com um ano de experiência no ensino superior e pós-graduação strictu sensu).

O edital 007/2019 tem por objetivo selecionar professor orientador, que atua realizando a orientação de trabalhos de conclusão de curso. Entre os requisitos, estão ser docente efetivo da Unilab lotado no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e ter experiência de três anos no magistério superior ou de um ano no magistério superior com pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado. São cinco vagas mais cadastro de reserva, com bolsa de R$ 1.300,00 para professor I (com três ou mais anos de experiência no ensino superior) ou de R$ 1.100,00 para professor II (com um ano de experiência no ensino superior e pós-graduação strictu sensu).

Confira mais informações sobre o Sistema UAB e sobre o curso de especialização Ensino de Ciências para o Ensino Fundamental – Anos Finais – Ciência é 10!. Dúvidas sobre as seleções devem ser dirigidas à Comissão do Processo Seletivo Simplificado Tutor a Distância UAB – 2019, pelo e- mail selecaoiead@unilab.edu.br.