III Mostra de Práticas Agrícolas proporciona aos estudantes a oportunidade de compreender e divulgar a realidade das comunidades rurais
“Busque a novidade no outro, aprenda com suas experiências”. Foi nesse clima de interação que o curso de Agronomia da Unilab promoveu, no dia 20 de novembro de 2019, no Campus das Auroras, em Redenção/CE, a III Mostra de Práticas Agrícolas.
As Práticas Agrícolas (P.A.) são disciplinas do curso de Agronomia, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), que despertam para a teoria adquirida em sala de aula, a partir da prática em campo.
A Mostra de Práticas Agrícolas é uma divulgação das atividades realizadas pelos estudantes, os quais estiveram em contato direto com os agricultores em assentamentos, acampamentos, organizações sociais, comunidades tradicionais, sítios e fazendas. A primeira edição do evento foi realizada em 2016 e a segunda aconteceu no ano passado.
Em 2019, a exposição foi no formato da Feira do Soma Sempre, a qual potencializa um espaço de aprendizagem e interação contínua, num movimento de dar e receber. Segundo as professoras Daniela Zuliani e Eveline Aquino, a Feira trabalha com “um método adaptado da proposta do educador popular Ray Lima, em que o público se dispersa dentre as várias barracas da feira, para ouvir e interagir com as experiências apresentadas e, a cada rodada de cinco minutos, visita uma nova barraca. A partir de então, os alunos percebem que as práticas vivenciadas em campo por eles mesmos viram experiências e ao mesmo tempo conhecimento. Ao final, o apurado da feira é estimado com uma roda de conversa com o público, sobre o aprendizado com os seus colegas”.
Dentre os trabalhos apresentados na Mostra, os alunos participantes da disciplina de Práticas Agrícolas I expuseram a descrição de vários tipos de sistemas agrícolas da região do maciço de Baturité; Práticas Agrícolas II demonstraram as atividades experimentais realizadas na Fazenda Piroás da Unilab; Práticas Agrícolas IV enfatizou a agrobiodiversidade da comunidade Riacho do Meio, no município de Choró; Práticas Agrícolas V e VI exibiram suas contribuições agroecológicas para o Assentamento 24 de abril, no município de Acarape/CE.
A Mostra possibilita que os alunos de semestres iniciais do curso entendam melhor a proposta das disciplinas de Práticas Agrícolas e, ao chegar em PA V e VI, nos semestres mais avançados do curso, os estudantes têm a oportunidade de compreender a realidade das comunidades rurais fora da universidade, por meio da assistência técnica, extensão rural e o diálogo de saberes entre agricultores, estudantes e docentes”.
Inicialmente, os alunos realizam um diagnóstico participativo da área e, em seguida, buscam atender algumas dessas demandas apresentadas pelos agricultores, em que os trabalhos são aprovados e desenvolvidos juntamente com as famílias, com a supervisão e apoio dos professores. Atualmente, a disciplina de P.A. V está sendo realizada no Assentamento 24 de abril, em Acarape/CE, sendo ministrada pelos professores Virna Braga, Marcelo Cavalcante e Ana Carolina Pereira.
Nesse contexto de integração entre disciplinas de Práticas Agrícolas, a professora Ivanilda Aguiar enfatiza que “foi possível perceber a interação entre os estudantes e o público promovido pela dinâmica da feira, destacando que os próprios estudantes expositores tiveram a oportunidade de aprender com os demais estudantes envolvidos, pois a cada rodada permutavam com seus colegas de equipe para que todos pudessem tanto expor seus trabalhos quanto observar as experiências dos demais colegas, das diversas turmas. Assim, todos visualizavam a forma em que todas as PAs se complementam: começando com o entendimento geral sobre o funcionamento de um agroecossistema (PA I), à prática no campo experimental (PAs II e III), os circuitos de trocas (PA V) e a busca pela resolução de problemas reais apresentados pelas comunidades rurais (PAs V e VI)”.
Os trabalhos participantes da Mostra contaram com as orientações dos professores Daniela Zuliani, Ivanilda Aguiar, Eveline Aquino, Robevânia Borges, Andrezza França, Jaqueline Sgarbi, Fernanda Schneider, Marcelo Casimiro, Virna Marques e Ana Carolina Pereira.
A III Mostra de Práticas Agrícolas esteve inserida na VII Semana de Agricultura/Semagri da Unilab e ocorreu concomitantemente com a Feira Agroecológica e I Mostra Zootécnica, todos organizados pela equipe de alunos e professores do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab).
Para saber mais sobre a Feira do Soma Sempre e a Produção do Comum clique aqui