Pesquisadores da Unilab participam de evento sobre patrimônio

Data de publicação  05/12/2019, 08:55

Em 2017, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a UNILAB celebraram um acordo de cooperação técnica entre entre as instituições, que vem rendendo uma série de atividades. Nos próximos dias 13 a 15, pesquisadores da UNILAB, integrantes dos grupos de pesquisa e extensão Diálogos Urbanos e Performarte, participarão do seminário Capoeira e Patrimônio, que se realizará no IFCE de Fortaleza.

A convite do IPHAN, os pesquisadores da UNILAB estarão à frente da coordenação dos grupos de trabalho do evento, juntamente com os mestres e mestras de capoeira do Ceará.  Os pesquisadores Ricardo Nascimento, Eduardo Machado e Igor Monteiro, participaram do primeiro encontro da salvaguarda da capoeira do Ceará, realizado em 2016 e tem cooperado com a prestação de serviços técnicos solicitados pelo IPHAN, no processo de registro e salvaguarda da capoeira do Ceará. Participarão da coordenação dos GTs os professores Eduardo Machado, Linconly Jesus e Bruno Goulart com apoio de alunos e bolsistas que pertencem aos grupos de pesquisas e extensão da UNILAB. Os organizadores da atividade estendem o convite a comunidade acadêmica da UNILAB para que participem do evento, apresentando seus trabalhos e contribuindo para o debate sobre a patrimonialização no estado do Ceará.

O evento

A programação do evento conta ainda a conferência do mestre de capoeira e doutor em Sociologia da Cultura prof. Luiz Renato Vieira “Capoeira, Patrimônio e Profissionalização“; além de mesas-redondas sobre diversos assuntos relacionados ao bem cultural e o lançamento do livro Capoeirices de Zantoin, do historiador do Iphan-CE Igor Soares.

O evento é uma ação do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira, que reúne mestres, capoeiristas e pesquisadores do estado, e visa promover a produção e a difusão de conhecimentos sobre a capoeira, bem como a democratização das políticas voltadas à preservação da manifestação cultural no Ceará, valorizando o protagonismo dos mestres e demais capoeiristas.

Serviço:
Seminário Capoeira e Patrimônio

Data: 13 a 15 de dezembro
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza
Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica, Fortaleza – CE