Plano Anual de Capacitação 2019 contemplou capacitações internas e externas

Data de publicação  11/12/2019, 12:18

Ao longo de 2019, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realizou o Plano Anual de Capacitação, com ações de capacitação interna voltadas para gestão pública, desenvolvimento gerencial, desafios das organizações públicas e resiliência frente a mudanças.

Levado a cabo pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), mais especificamente pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), o PAC envolveu cinco eventos de capacitação interna, custeados com recurso de capacitação, cujo pagamento de instrutoria foi realizado através de pagamento de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC).

O primeiro curso, “Gestão de Riscos nas Contratações Públicas”, encerrou um ciclo formativo iniciado em 2017, composto por três cursos que totalizaram 79 horas de formação na área de contratações públicas e sobre a Instrução Normativa nº 5, de 25 de maio de 2017. Partindo dos conceitos de gerenciamento de riscos, a atividade passou pelos benefícios e processos dessa gestão e chegou à aplicação do gerenciamento de riscos em licitações e gestão de contratos administrativos.

Ocorreram ainda as palestras “Os Desafios das Organizações e dos Servidores Públicos no Cenário de Incerteza” e “Resiliência e Mobilização para Mudança”, com participação total de cerca de 60 servidores.

Ações em Parceria

A partir de parceria envolvendo a Controladoria-Geral da União (CGU), a Corregedoria da Unilab e a SGP/DDP, ocorreu o Curso de Processo Administrativo Disciplinar, com o objetivo de capacitar os servidores que fazem parte do Banco de Servidores Disponíveis para Composição de Comissões Disciplinares (BSDCCD) da universidade.

Ações de Capacitação Externa

Houve ainda 28 processos de capacitação externa, com custeio de diárias, passagens e pagamento de inscrições para servidores em ações de desenvolvimento ofertadas fora da Unilab.

2020

Em 2020, o PAC passará a ser Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP), de acordo com o Decreto nº 9.991/2019, que também apresentou alterações na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

Entre setembro e outubro foi realizado o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND), com vistas à identificação das necessidades de desenvolvimento de pessoal, para o planejamento das ações do PDP 2020.

28 de fevereiro é o prazo final para a devolução do PDP 2020 com a manifestação técnica pelo Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). A partir do recebimento do PDP e do valor destinado à capacitação para o ano de 2020, a DDP planejará as ações que serão realizadas no decorrer no ano.