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III Seminário de Apresentação de Resultados do Programa Residência Pedagógica na Unilab tem abertura nesta quinta (16), em Redenção/CE

Data de publicação  14/01/2020, 11:16
Postagem Atualizada há 4 anos
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Nesta quinta-feira (16), a partir das 14 horas, as atividades do III Seminário de Apresentação de Resultados do Programa de Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/PRP/Capes/Unilab), serão aberturas, no Auditório 02 do Campus das Auroras, em Redenção/CE.

Conforme a programação, as apresentações acontecem nos dias 16 e 17 com a participação de residentes, preceptores, coordenadores de área dos seis subprojetos em desenvolvimento e coordenadora institucional que, em conjunto, tecerão reflexões sobre os contributos do programa para a formação de professores no atual contexto.

Atividades desenvolvidas

Após 18 meses de trabalho, a primeira edição do programa encerra suas atividades anunciando para a comunidade os resultados do trabalho desenvolvido nas escolas-campo atendidas, situadas nos municípios de Acarape, Redenção, Guaiuba, Barreira, Aracoiaba. É um momento histórico que marca, mais uma vez, a importância da Unilab para o desenvolvimento da região do Maciço de Baturité.

Sobre o Programa PRP

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Principais objetivos do Programa Residência Pedagógica (PRP)

Aperfeiçoar a formação dos/as discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o/a licenciando/a a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; II – Induzir a reformulação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da Residência Pedagógica; III – Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o/a egresso/a da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores/as; IV – Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores/as da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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