Unilab oferta 858 vagas para estudantes internacionais

Data de publicação  17/01/2020, 16:41

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou edital com 858 vagas, referentes ao Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros 2020 (PSEE). Podem participar candidatos que tenham nacionalidade e sejam residentes em seu país de seleção: Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As inscrições ocorrem de 20 a 30 de janeiro. Haverá avaliação de históricos e aplicação das provas. O resultado final do processo sai em 6 de maio, junto com a convocação para pré-matrícula. O ingresso ocorre em 2020.2 (agosto de 2020) e 2021.1 (março de 2021).

As vagas se distribuem nos campi da universidade nos estados do Ceará e Bahia, entre os cursos de Humanidades, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Engenharia da Computação, Engenharia de Energias, Física, Matemática e Química.

Para concorrer às vagas do PSEE 2020, os candidatos deverão apresentar os históricos escolares do Ensino Secundário (Médio) com, no mínimo, as seguintes médias aritméticas sem arredondamento:

a) Para os candidatos de Angola e Moçambique, a média aritmética mínima do Ensino Secundário (Médio) será de 5,50, para a escala de 0 a 10, ou de 11,00, para a escala de 0 a 20.
b) Para os candidatos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste, a média aritmética mínima do Ensino Secundário (Médio) será de 6,00, para a escala de 0 a 10, ou de 12,00, para a escala de 0 a 20.

Para efetivar a inscrição no PSEE-2020, o candidato deverá anexar (fazer o upload) no Formulário eletrônico de inscrição dos seguintes documentos escaneados e gerados em formato PDF:

a) Bilhete de identidade.
b) Certificado de conclusão do ensino secundário (médio) cursado no país de inscrição, emitido pelo educandário onde o candidato estudou.
c) Histórico escolar completo do ensino secundário (médio) com a relação das disciplinas cursadas e notas obtidas durante todas as séries do ensino médio

As informações sobre o Processo Seletivo serão disponibilizadas tanto no portal da Unilab quanto nas dependências das Missões Diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O candidato que necessitar de atendimento especializado e/ou específico para realizar a prova deverá no período de inscrição, de 20 de janeiro a 30 de janeiro de 2020, encaminhar e-mail para o psee.proinst@unilab.edu.br informando, no assunto, qual a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as opções apresentadas no edital e documentação solicitada.

Veja todas as informações detalhadas no edital.

Bolsas

Em caso de aprovação, o candidato matriculado poderá participar de editais específicos para concorrer às bolsas de iniciação científica, monitoria, Programa de Educação Tutorial-PET, Programa Pulsar, Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- Pibid e extensão.
O candidato também poderá concorrer a edital específico que trata de assistência estudantil, contudo, a matrícula do candidato aprovado no PSEE 2020 não assegura o direito de receber qualquer modalidade de bolsa ou de auxílio assistencial na Unilab.