Inaugurados blocos administrativos I e II do Campus da Liberdade

Data de publicação  31/01/2020, 10:14
Descerramento da placa de inauguração dos blocos administrativos I e II, no Campus da Liberdade. Da esquerda para a direita: Nágyla Drumond, secretária-executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece); Davi Benevides, prefeito de Redenção; Alexandre Cunha, reitor pro tempore da Unilab; e Mauro Benevides Filho, deputado federal pelo Ceará. Foto: Assecom/Unilab.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) inaugurou, nesta quarta-feira (29), os blocos administrativos I e II, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Reitoria, pró-reitorias e demais setores administrativos agora se concentram em Liberdade, enquanto as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorrem prioritariamente no Campus das Auroras e na Unidade Acadêmica dos Palmares.

Durante a solenidade de inauguração dos blocos administrativos, o reitor pro tempore da Unilab, Alexandre Cunha, destacou que o Campus da Liberdade agora é a sede administrativa da universidade, o que significa mais qualidade de vida para os servidores, mais eficiência em reuniões intersetoriais e economia a partir do compartilhamento de espaços.

Cunha rememorou ainda as recentes conquistas da Unilab: um restaurante universitário por campus (o RU de Auroras está prestes a ser inaugurado); a universidade federal que mais investe em Assistência Estudantil; a segunda melhor universidade do Ceará e a décima melhor das regiões Norte/Nordeste, de acordo com os Índices Gerais de Cursos (IGC).

“A Unilab é uma universidade consolidada; é um projeto consolidado e agora falamos em como melhorar nossa internacionalização e interiorização. Passamos pelo contingenciamento de verbas sem atrasar contas e conquistamos quase 4 milhões em emendas parlamentares”, afirmou o reitor pro tempore.

Reitor pro tempore Alexandre Cunha discursa durante solenidade de inauguração dos blocos administrativos I e II. Foto: Assecom/Unilab.

Sobre as emendas parlamentares, R$ 1.819.388,00 foi aprovado com destinação para despesas correntes (subdivididas para bolsas, auxílios, manutenções, prestadores de serviços etc) e o valor R$ 2.330.741,00 tem destinação para despesas de capital (obras, compras de equipamentos, entre outras).

Presente à cerimônia, a secretária-executiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Nágyla Drumond, ressaltou que a requalificação dos blocos administrativos demonstra eficácia e eficiência no serviço público, com obras das mais diversas naturezas. “A Unilab é um projeto inovador que se consolidou e agora se expande sem perder sua concepção original. É inovador demais garantir educação de qualidade. A Unilab já faz parte do patrimônio do estado do Ceará”, celebrou.

O prefeito de Redenção, Davi Benevides (PHS), afirmou que a Unilab está no lugar certo, em referência ao marco simbólico que é a cidade de Redenção, primeira do Brasil a abolir a escravatura. Já o deputado federal pelo Ceará Mauro Benevides Filho (PDT) relembrou a luta para implementar a Unilab no Ceará e a negociação com a prefeitura de Redenção para a cessão do espaço onde hoje funciona o Campus da Liberdade. Mauro Filho também parabenizou a instituição pelo bom relacionamento com o Ministério da Educação (MEC), “o que facilita a solicitação de emendas”, e pela contribuição à sociedade.