“A Guerra de Potências e a Partilha do Oriente Médio” é tema do II módulo desta quinta-feira (12)

Data de publicação  09/03/2020, 10:42

Nesta quinta-feira (12), a partir 14h30, bloco II, sala 304, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE, o Projeto de Extensão “Debates Contemporâneos e Cinema das Escolas do Maciço de Baturité e na Unilab, realizará o II módulo sobre “A guerra entre potências e a partilha do oriente médio”.

A sequência tem o objetivo de analisará como a Primeira Guerra Mundial contribuiu para a divisão do Oriente Médio entre as potências europeias. Após a guerra, os países europeus redesenharam o mapa do Oriente Médio, dividindo regiões e comunidades étnicas segundo determinações imperialistas e geopolíticas.

O projeto, e o curso, é coordenado e ministrado, além dos convidados, pelo professor Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Sebastião André Alves de Lima Filho, tem uma carga horária de 20 horas, dividido em cinco encontros, que ocorrerão às quintas-feiras ou sextas-feiras. O curso terá 40 vagas e as inscrições serão feitas no seguinte email: (andrealvesdelima@unilab.edu.br).

O curso de extensão tem como finalidade analisar as raízes históricas, sociais, políticas, culturais e religiosas que contribuíram para a formação do Oriente Médio Moderno. Uma das regiões mais instáveis no cenário geopolítico da contemporaneidade, o Oriente Médio foi e é uma região de confluência cobiçada por diversas nações. Berço das principais religiões monoteístas e rica em reservas de petróleo, a região é alvo de conflitos armados intermináveis desencadeados poder diversas justificativas, de ordem interna e externa à região. Compreender quais foram e são as origens das disputas que despontam no cenário do Oriente Médio é o principal objetivo do Curso.