DTI/Unilab cria novo setor responsável pela Segurança da Informação e Comunicações

Data de publicação  17/03/2020, 09:04

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) criou, neste mês de março, o setor responsável pelo Serviço de Segurança da Informação e Comunicações (SSIC), através da Portaria GR nº 80/2020.

Vinculado à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Subordinado à Divisão de Infraestrutura, Segurança da Informação e Redes (Disir/DTI), o SSIC tem por objetivo viabilizar e assegurar a integridade, a confidencialidade e a autenticidade das informações desta universidade.

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/Unilab), as informações tratadas no âmbito da Administração Pública Federal (APF), direta e indireta, são ativos valiosos e estratégicos para a eficiente prestação dos serviços públicos. Consequentemente, devem ser adequadamente tratadas, armazenadas e protegidas. Para garantir esta segurança, o SSIC se valerá de padrões e medidas de proteção capazes de neutralizar possíveis ameaças aos dados institucionais.

À frente do SSIC, está a servidora Débora Farias Frota que, ao assumir esta função, assume também a função de Gestora de Segurança da Informação e Comunicações Institucional (GSIC). Os Gestores de SIC devem articular e promover o planejamento das ações de segurança da informação e comunicações nos órgãos e entidades da APF, como previsto na Norma Complementar nº 02/IN01/DSIC/GSIPR.

Além disso, como GSIC, a servidora presidirá o Comitê de Segurança da Informação e Comunicações da Unilab (CSIC), posteriormente, instituído pelo Reitor. Este Comitê é regulamentado pelo Decreto nº 9.637/2018, e irá tratar dos assuntos relativos a Segurança da Informação e Comunicações.