Reunião do Cien/Unilab – 08/04/2020

Data de publicação  09/04/2020, 14:09

Na última quarta, dia 8, o Comitê Institucional de Enfrentamento ao Covid-19 – Ciec/Unilab, realizou mais uma reunião, e voltou a avaliar a situação da Unilab e o contexto da região diante da pandemia atual. No Ceará, a grande concentração de casos continua na capital, mas considera-se uma mudança de cenário, uma vez que foram confirmados casos em municípios da região do maciço de Baturité. Iniciou-se uma discussão para definir novos rumos de atuação e buscar propostas que possam servir de apoio a população não apenas no âmbito material, mas também numa esfera psicológica.

Também foi discutida a possibilidade de estender a atuação da universidade no apoio aos estudantes estrangeiros que, mesmo tendo se desvinculado da instituição por motivos de colação de grau, permanecem no Brasil impossibilitados de voltar para seus países.

Ficou acertada uma reunião, para a próxima semana, envolvendo a Pro-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e o Núcleo de Acompanhamento Social ao Estudante (Nase), além da representação estudantil, visando buscar soluções que permitam expandir os auxílios emergenciais aos estudantes.

Para atender melhor a região, a Unilab, através do Instituto de Ciências da Saúde, deve entrar com uma solicitação junto ao MEC para fornecimento de equipamentos complementares, além da autorização formal para que a universidade realize localmente testes para identificar possíveis casos de Covid-19, e assim ajudar a conter a disseminação do vírus na região.

Outras instâncias da universidade trabalham com outras ações. A Prograd vem mantendo discussões com o Instituto de Educação a Distância no sentido de trabalhar cursos de extensão online. Já o Gabinete da Reitoria deve encaminhar ofício ao MEC e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), em resposta às solicitações de apoio no combate à disseminação do vírus.

Para a semana que vem devem acontecer ainda reuniões do Conselho Administrativo (Conad), bem como uma nova reunião do CIEC/Unilab, dia 15.