Credenciamento da Unilab no Programa Importa Fácil do CNPq facilita importação de materiais e equipamentos para pesquisas

Data de publicação  14/04/2020, 09:13

É comum aos pesquisadores a necessidade de aquisição de equipamentos e materiais importados, fundamentais para o desenvolvimento de seus projetos. Na Unilab, os professores podem contar com um programa que objetiva facilitar esse processo, graças ao credenciamento da universidade no Programa Importa Fácil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Trata-se de um programa nacional de cadastramento de cientistas e pesquisadores, para facilitar a importação de bens, matérias-primas e produtos intermediários, necessários ao desenvolvimento da pesquisa científica nas diversas instituições do país.

Devido ao credenciamento, a Unilab pode proceder às importações de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, com os benefícios previstos na Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, e suas alterações. As importações amparadas estão sujeitas ao limite da quota anual aprovada pelo CNPq para cada instituição.

O certificado de credenciamento da Unilab tem vigência de cinco anos, a partir da sua publicação no Diário Oficial da União, datada de 19 de dezembro de 2019. Há possibilidade de prorrogação.

“Tendo em vista o crescente número de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento pelos professores pesquisadores da Unilab, e as dificuldades muitas vezes encontradas por eles para a aquisição e compra de equipamentos e materiais importados, fundamentais para o desenvolvimento destes projetos, o credenciamento da universidade poderá contribuir fundamentalmente com o desenvolvimento de pesquisas na instituição”, explica a Profa. Ana Carolina da Silva, gerente da Divisão de Projetos Institucionais, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPI/PROPPG).