Realizado on-line, VI Seminário de Avaliação do Programa Pulsar apresenta resultados do edital 2019-2020

Data de publicação  28/05/2020, 15:04

O VI Seminário de Avaliação do Programa Pulsar foi realizado por videoconferência nos dias 14 e 15 deste mês de maio, contando com a participação de 25 tutores juniores e 17 tutores seniores dos cursos de graduação da Unilab do Ceará e da Bahia e de representantes da Pró-Reitoria de Graduação – a pró-reitora de Graduação, Geranilde Costa e Silva; a coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular (CPAC/Prograd), Solange Teles; a pedagoga e gerente da Divisão de Acompanhamento Tutorial do Programa Pulsar (DATPP), Maria de Fátima Rodrigues; e a assistente em administração (CPAC/Prograd) Fabrine de Noronha.

O Seminário do Pulsar ocorre anualmente, próximo ao término da vigência do edital em execução, e objetiva apresentar as atividades realizadas pelos tutores do Programa e os resultados. Nesta edição, o evento ocorreu através do Google Meet pela circunstância do isolamento social decorrente do contexto de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O evento promovido possibilitou a socialização das ações de tutoria do Programa Pulsar realizadas no Ceará e na Bahia pelos Tutores Seniores e Juniores, no âmbito dos cursos de graduação da Unilab, realizadas no período de maio de 2019 a maio de 2020. O Seminário proporcionou, portanto, um espaço de compartilhamento e integração das ações do Programa Pulsar, apresentando significativos resultados de aprendizagens entre os tutores e tutorados do Programa.

Resultados

O Edital 16/2019, cuja vigência ocorreu do período de 24 de maio de 2019 a 24 de maio de 2020, ofertou o total de 44 vagas remuneradas e 20 não remuneradas para os cursos de Graduação da Unilab. O Edital foi encerrado com o total de 40 tutores juniores ativos.

Entre as atividades desenvolvidas pelos tutores, estão reuniões e estudos; elaboração de materiais didáticos; resolução de exercícios; tutorias; produção de artigos científicos; organização de oficinas diversas acerca de produção textual, normas da ABNT, entre outras temáticas; palestras e seminários sobre temas acadêmicos e também para apresentar grupos de pesquisa e as diversas políticas da universidade; criação de contas em redes sociais para disseminação de conteúdo, entre outras ações buscando ambientar o estudante ao meio acadêmico e dar ferramentas para que aproveite ao máximo a experiência da graduação.

Confira todas as atividades realizadas e os resultados, por curso, no item Atividades Desenvolvidas no Programa Pulsar – Edital n° 16/2019.

Sobre o Programa Pulsar

O Programa Pulsar está vinculado à Prograd e constitui-se em instrumento permanente de orientação acadêmica aos estudantes dos cursos de graduação da Unilab, na forma de ações de tutoria, em parceria com os institutos e coordenações dos cursos de Graduação da Unilab.

O Programa Pulsar busca promover a adaptação do estudante à Unilab, contribuir para permanência qualificada do estudante nos cursos de graduação, bem como orientar o estudante para uma transição tranquila e organizada da Educação Básica para a Superior e promover ações que auxiliem o fortalecimento acadêmico dos estudantes com vistas à construção de uma experiência acadêmica de excelência.