IEAD/Unilab oferta 360 vagas em curso sobre Tecnologias da Informação e Comunicação

Data de publicação  07/06/2020, 20:38

Professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) apontaram, no GT Oferta de Disciplina, a necessidade de um curso sobre tecnologias da informação e comunicação. Para atender amplamente a esta demanda, o Instituto de Educação a Distância (IEAD) produziu e está lançando o curso “Ferramentas de TIC na educação no contexto de pandemia”, com 360 vagas para docentes da Unilab.

O objetivo é capacitar docentes da Unilab no uso de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio de leituras relacionadas, tutoriais e atividades práticas que guiarão os cursistas no uso das ferramentas mais populares para produção, edição e publicação de videoaulas, além de explorar ao máximo as funcionalidades do sistema acadêmico Sigaa no que tange às ferramentas de suporte ao ensino remoto.

O curso tem carga horária de 60 horas-aula, sendo 12 horas práticas, onde os cursistas produzirão videoaulas e aplicarão provas online no Sigaa, sob tutoria do professor Manoel Ribeiro. O curso deve ser concluído em seis semanas e será inteiramente a distância, com alguns encontros on-line (previamente agendados). Ocorrerá pela plataforma moodle, disponível pelo computador e pelo app moodle para Android ou iOS.

Cadastrado como curso de Extensão dentro do programa do Plano Anual de Capacitação de docentes, o curso terá certificado de participação assinado pelo IEAD e Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e é ofertado nas seguintes turmas:

1. Turma 1 – de 14/junho a 25/julho, com 120 vagas.

2. Turma 2 – de 26/julho a 5/setembro, com 120 vagas.

3. Turma 3 – de 6/setembro a 17/outubro, com 120 vagas.

Por consenso do GT Semestre Remoto, diretores, coordenadores e vice-coordenadores de curso têm prioridade nas inscrições, na primeira turma, e as demais vagas serão distribuídas proporcionalmente à quantidade de docentes por instituto. Não preenchidas as vagas na totalidade pelos critérios acima, as outras vagas serão confirmadas seguindo a ordem de inscrição.

O período de inscrições ocorre de 8 a 12 de junho via formulário eletrônico, onde o docente deve optar por uma das três turmas, conforme o calendário acima. O resultado das inscrições será divulgado já no dia 13 de junho.

Saiba mais sobre o curso aqui.