Independência de Moçambique será comemorada com atividades on-line na próxima quinta-feira (25)

Data de publicação  18/06/2020, 18:20

A Associação dos Estudantes Moçambicanos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Aemoz-Unilab) promove, em 25 de junho, a Semana de Moçambique. As atividades têm como foco a celebração dos 45 anos da Independência de Moçambique e a promoção da diversidade sociocultural por meio da ciência e arte. A participação ocorre via plataforma Zoom, neste link.

A República de Moçambique é um país com mais de 801 mil quilômetros quadrados no sudeste africano e que tem como capital a cidade de Maputo. Independente do domínio colonial lusitano desde 25 de Junho de 1975 (em 2020 completando 45 anos),

Moçambique é um país em franco crescimento e integra a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização das Nações Unidas (ONU), entre diversas outras organizações internacionais.

Com cerca de 28 milhões de habitantes, Moçambique tem como língua oficial o Português, de acordo com a Constituição de 2004. O mesmo documento identifica e protege diversas línguas nacionais, todas da grande família de línguas de origem Bantu, sendo as principais: Emakhuwa, Xitsonga, Ciyao, Cisena, XiChona, Echuwabo, Cinyanja, Xironga, Shimakonde, Cinyungue, XiChope, Bitonga e Kiswahili.

Programação

A programação inclui a mesa de abertura, “Moçambique por todos, todos por Moçambique”, que contará com a mediação de Isia Mahajanhe e com o reitor da Unilab, Roque Albuquerquer; Neto Luís Adamo e representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst). Ao longo do dia, ocorrem cinco mesas-redondas, em que serão debatidos aspectos da sociedade moçambicana, além dos momentos culturais.

Confira a programação completa aqui.