Unilab avança em interiorização com polo EaD em Aracati/CE

Data de publicação  02/07/2020, 10:44
Sala do polo EaD da Unilab em Aracati. Da esquerda para a direita: vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca; secretária de Educação de Aracati, Ana Mello; prefeito de Aracati, Bismarck Maia; deputado federal Eduardo Bismarck; reitor da Unilab, Roque Albuquerque; diretor do IEAD/Unilab, Manoel Ribeiro; e pró-reitor de Planejamento da Unilab, Célio Ferreira.

Salas de aula, laboratório de informática, auditório, biblioteca, coordenação e tutoria. Essa é a estrutura do novo polo de Educação a Distância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Aracati, litoral leste cearense. Fruto de parceria com a prefeitura, o polo deve ficar pronto até o final de julho, com inauguração prevista para meados de agosto. Comitiva da universidade esteve no local nessa terça-feira (30).

O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, a vice-reitora, Cláudia Carioca, o pró-reitor de Planejamento, Célio Ferreira e o diretor do Instituto de Educação a Distância (IEAD), Manoel Ribeiro, representaram a universidade em encontro com o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, a secretária de Educação do município, Ana Mello, e o deputado federal pelo Ceará Eduardo Bismarck.

Na ocasião, Roque Albuquerque destacou que o polo representa importante avanço na interiorização do ensino superior brasileiro – uma frente de atuação muito cara à Unilab, junto com a internacionalização. “O polo era uma busca constante do prefeito, Bismarck Maia, e do deputado federal Eduardo Bismarck, que sonhavam com uma educação superior de qualidade em Aracati. Havia uma série de tratativas e a nossa gestão fez uma revisão para que o polo se concretizasse”, conta.

Reunião entre representantes da Unilab e da prefeitura de Aracati.

Albuquerque ressaltou ainda o desejo de transformar o polo em um campus da Unilab, o que vem sendo debatido com a prefeitura. Fortalecendo ainda mais a interiorização do ensino superior no Brasil, a Unilab também busca parceria para novos polos EaD nas cidades de Baturité e Pacoti. “Nosso sonho é subir o Maciço de Baturité e estamos em diálogo com a Crede-8 para isso. A Unilab está dando passos importantes para a interiorização, tanto no Maciço de Baturité quanto na cidade de Aracati”, afirmou.

O novo polo EaD se soma aos mais de 15 que a Unilab possui – nos estados do Ceará e Bahia e no continente africano, nos países de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde – e advém de convênio de cooperação técnica entre Unilab/IEAD e a prefeitura de Aracati, celebrado no final de janeiro de 2020. Por meio do acordo, a prefeitura ficou responsável para reforma do prédio onde vai funcionar o polo associado, de uso exclusivo da Unilab, sem oferta de cursos de outra instituição federal de ensino superior. A Unilab provê o funcionamento dos cursos – docentes, coordenador, tutores –, além de computadores, mobiliário e livros da biblioteca.

O polo funciona como um ambiente de estudo, reuniões e eventuais aulas presenciais, além da aplicação de provas, que tradicionalmente ocorre aos sábados. Há um coordenador de polo (administrativo), que organiza as reservas de sala e laboratório e empréstimos de livros, além de controlar a frequência dos tutores e também um tutor presencial, que disponibiliza 20 horas semanais para tirar dúvidas de alunos, além de um tutor remoto por disciplina.

Cursos em Aracati

A Unilab inicia a atuação em Aracati com três cursos de pós-graduação EaD: Gestão Publica, Gestão em Saúde e Ciência é 10!, cada um com 30 vagas. Os dois primeiros já tiveram início e o terceiro começa neste mês de julho.

“O polo de Aracati é estratégico, primeiro pela tradição histórica semelhante à Unilab, pois Aracati teve uma história marcante de libertação dos escravos com o manifesto do Dragão do Mar, pescador negro de Aracati que navegou até o Rio de Janeiro em defesa da liberdade. Além de que, geograficamente, é nosso único ponto de presença no litoral, com possibilidade de estudos e pesquisas relacionados ao mar, às artes, ao turismo e à engenharia aeronáutica presentes em Aracati”, sublinhou o diretor do IEAD, Manoel Ribeiro, ressaltando que a oferta de novos cursos está sendo estudada.

Auditório do polo EaD de Aracati.

O processo de seleção dos cursos ocorreu por edital, no período de pandemia, e no último dia 20 de junho realizou-se a primeira aula remota inaugural para os cursos de Gestão em Saúde e Gestão Publica, com a participação on-line de 100% dos discentes.

O Ciência eh 10 !, especialização que toma o formato de consultoria pedagógica na disciplina de ciências com professores de ensino fundamental, começa em julho, de forma on-line e, presencialmente, quando reiniciarem as aulas nas escolas municipais.