Nota sobre pagamento dos auxílios do Paes e ajudas de custo

Data de publicação  14/07/2020, 10:13

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), juntamente à Pró-Reitoria de Administração (Proad) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) informam que os auxílios do Programa de Assistência ao Estudante (Paes) e as ajudas de custo fornecidas no período de suspensão das atividades acadêmicas ainda não foram efetivados neste mês de julho.

O processo para o repasse dos valores compreende diversas etapas até a efetivação do pagamento. Para além da seleção, a Propae é responsável pelo monitoramento dos critérios de permanência e realiza os procedimentos de verificação de status no SIGAA para retirada de estudantes com status inativo, conferência das reprovações por falta, dos prazos para renovação, dentre outros, e após isso elabora as folhas de pagamento com os estudantes aptos a receberem para que sejam encaminhadas ao setor financeiro da Unilab. Todas essas etapas foram realizadas e os processos de solicitação de pagamento encaminhados à Pró-reitoria de Administração (Proad) dentro dos prazos previamente acordados, sem intercorrências.

A Proad informa que houve uma alteração no layout do processamento de arquivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e, com isso, seria necessária a atualização do sistema de importação dos arquivos. Desta forma, a Pró-reitoria de Administração abriu, antecipadamente, chamado para a DTI ajustar o layout para carregamento das listas de pagamento.

A DTI, diante das mudanças no sistema de pagamento do governo federal para o processamento dos auxílios, efetuou as formatações necessárias, porém não foram absorvidas pelo SIAFI no primeiro momento, onde apresentava erros em seu carregamento. A DTI informa, ainda, que abriu chamados na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), solicitando informação sobre a efetivação do carregamento, tentando solucionar o problema. Além da STN, a DTI vem buscando soluções com outras universidades.

Informamos, também, que não há previsão para solução, porém a equipe da DTI/Unilab está empenhada na resolução. Sabemos que esse é um momento difícil para todos/as estudantes. Estamos trabalhando para sanar o problema o mais rápido possível.

A situação continuará sendo monitorada e, tão logo haja atualização, todos/as os/as beneficiários/as serão devidamente comunicados/as.

Redenção, 14 de julho de 2020.

Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae)

Pró-Reitoria de Administração (Proad)

Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)