Encontro virtual entre reitores abre as comemorações dos 10 anos da Unilab

Data de publicação  17/07/2020, 12:07

Criada no dia 20 de julho de 2010, pela Lei Federal nº 12.289, a Unilab nasceu sobre os pilares da democratização do Ensino Superior, da interiorização da pesquisa e extensão e, sobretudo, da cooperação solidária entre os povos. Em apenas uma década, a instituição se consolidou como uma das principais instituições de ensino do Nordeste brasileiro e dos países africanos de língua portuguesa.

Para celebrar esses primeiros 10 anos de conquistas e desafios, na próxima segunda-feira (20) será realizada uma live de abertura das comemorações. Será um encontro entre aqueles que deram o pontapé inicial no projeto e os que assumem, atualmente, o compromisso de expansão e de excelência da Unilab. Participarão o ex-Reitor Pró-Tempore (2010-2013), Paulo Speller; a ex-Vice-reitora Pró-Tempore (2010-2013), Maria Elias; o atual Reitor Pró-Tempore, Roque Albuquerque; e a atual Vice-reitora Pró-Tempore, Cláudia Carioca.

Toda a comunidade acadêmica e externa está convidada para este momento histórico, que será transmitido nos canais oficiais da Unilab no Facebook e no YouTube, a partir das 15h.

Antes disso, será lançado, com transmissão on-line, o selo postal dos 10 anos, em parceria com os Correios

Edital “Unilab 10 anos”

Parte integrante das celebrações, foi lançado, na última quarta-feira (15), um edital de chamamento para propostas de atividades de comemoração dos 10 anos da Unilab. O intuito é receber propostas que contemplem a data e que enfatizem o protagonismo das ações locais.

O edital é aberto a toda a comunidade acadêmica e há vários formatos de atividades contemplados. Confira aqui os detalhes.

Um marco no ensino

Em apenas uma década de atuação, a Unilab já oferta 38 cursos, tendo alguns com avaliação máxima (nota 5) junto ao Ministério da Educação (MEC). São 21 de graduação e 17 de pós-graduação, sendo 9 especializações e 8 mestrados; e esses números estão em expansão. Cresce também o número de estudantes quilombolas e indígenas. No Campus dos Malês, por exemplo, 10% da comunidade estudantil é formada por quilombolas.

Entrega do prédio do Campus dos Malês/BA, em 2012

Entre brasileiros e internacionais, já são mais de 4 mil egressos e quase 6 mil estudantes em curso – uma demonstração de que a Unilab, em pouco tempo, já faz parte do aprendizado de aproximadamente 10 mil pessoas.

Missão, compromisso e reconhecimento

A Unilab carrega a missão específica de formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Também integram sua missão a promoção do desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Compromissada com a proposta singular de direcionar suas ações, simultaneamente, para a internacionalização e interiorização da educação, a instituição tem papel estratégico no desenvolvimento do Maciço de Baturité/CE e do Recôncavo Baiano/BA, fortalecendo o Ensino Superior fora dos grandes centros.

Colação de grau 2019.2, no Campus das Auroras/CE

Atualmente, a Unilab é a segunda melhor universidade do Ceará, no Índice Geral de Cursos (IGC) elaborado pelo MEC, e está entre as 10 primeiras do Nordeste.

Os números que a Unilab consolida hoje são frutos do exitoso envolvimento e trabalho de milhares de pessoas comprometidas com uma educação avançada e de qualidade, que vem formando cidadãos e cidadãs capazes de multiplicar o aprendizado e fomentar o desenvolvimento social, cultural e econômico no Brasil e no exterior.

Participe conosco das comemorações!

Vida longa à Unilab!