Correios lançam selo e carimbo alusivos aos 10 anos da Unilab

Data de publicação  20/07/2020, 11:50

Para dar início às comemorações dos 10 anos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), completados exatamente nesta segunda-feira (20), os Correios lançaram, nesta manhã, selo e carimbo personalizados para a instituição, como marco do momento histórico. Os produtos filatélicos passarão a ser reproduzidos no envio de correspondências oficiais e serão eternizados como peças de coleção que têm valor histórico, documental e cultural.

Fazendo referência à integração e à internacionalização próprias da Unilab, o selo homenageia os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com os quais o Brasil, por meio da instituição, faz intercâmbio de saberes, culturas e produção de conhecimentos.

Superintendente dos Correios, Érico Jovino, e reitor da Unilab, Roque Albuquerque, durante cerimônia de obliteração

A celebração de uma década, o agradecimento a toda a comunidade universitária e a missão da Unilab foram evidenciados na fala do reitor pro tempore, Prof. Roque Albuquerque. “Com uma mão estendida a atender o interior, também estamos abertos a atender os países parceiros internacionais, e assim nós abraçamos todos que compõem a nossa universidade”, declarou o gestor, durante a cerimônia de obliteração, que diz respeito ao ato de carimbar as primeiras unidades.

“Acreditamos na continuidade da conexão entre as pessoas, as instituições, os negócios e os povos. Acreditamos, também, que o futuro de qualquer país passa pela educação da população. Neste cenário, desejamos que a Unilab siga contribuindo para a integração de povos de língua portuguesa, promovendo a formação das pessoas, o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional”, pontuou o Superintendente Estadual de Operações dos Correios no Ceará, Érico Jovino Sales.

Carimbo personalizado

Durante 30 dias a partir de hoje (20), o carimbo ficará na agência dos Correios de Redenção/CE. Nesse período, as correspondências postadas na unidade receberão a aposição do carimbo e levarão para o país inteiro as homenagens alusivas ao dia. Depois disso, “a peça irá compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como fonte de pesquisa e registro no contexto histórico e sociocultural do nosso país”, explicam os Correios.

Assista aqui ao vídeo da obliteração do selo, produzido pelos Correios. Nele, o marco de uma década da Unilab está presente na cerimônia, mas se estende na homenagem a alguns dos importantes nomes durante essa trajetória. O Prof. Rodrigo Aleixo Brito, a assistente em administração Romênia Almeida, o estudante Francisco do Nascimento e o ex-reitor Tomaz Aroldo não estão mais na Unilab, mas representam o que há de melhor nela – a sua comunidade.

Familiares e colega homenageiam servidores e aluno

Também nesta segunda (20), às 15h, a data será comemorada em um encontro virtual. A live será transmitida nos canais oficiais da Unilab no Facebook e no YouTube.