Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto de extensão “Um tesouro chamado Nordeste” oferta minicurso de Literatura de Cordel

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  22/07/2020, 16:09
Saltar para o conteúdo da postagem

O projeto de extensão “Um tesouro chamado Nordeste” adaptou sua programação para enfrentar a quarentena e apresenta mais uma atividade disponível em vídeo: o minicurso “Literatura de Cordel”, ministrado pelo poeta, cordelista, repentista e estudante de Letras Guilherme Nobre e pelo também estudante de Letras Fabrício Lima.

Veja aqui o primeiro vídeo do curso. Toda semana um vídeo novo é disponibilizado. Os participantes têm 8 horas de certificação de Extensão.

Sobre o minicurso

Oferece noções introdutórias para quem quer começar a escrever seus próprios cordéis, ou até mesmo para quem quer apenas conhecer um pouco sobre essa expressão artística. Com realização pelo projeto “Um tesouro chamado Nordeste”, o minicurso conta com uma sequência de dez videoaulas, além de vídeos extras, atividades e uma prova final, que possibilita a emissão de um certificado de 8 horas para aqueles que atingirem a média necessária.

O conteúdo do curso é dividido em duas partes: a primeira trata sobre a história e características do cordel; já a segunda vai mais a fundo na estruturação e regras dos versos. O conteúdo consiste em:

• Origem do cordel e do termo que o denomina.
• As capas dos cordéis, a xilogravura e a influência do cordel em outras artes.
• O que são verso, estrofe e rima.
• O que é a métrica e como executá-la.
• Modalidades e fenômenos do cordel.

Mais informações na conta no Instagram @umtesourochamadonordeste, na página no Facebook “um tesouro chamado nordeste” ou pelo WhatsApp (85) 9.980.76757.

Categorias