Live “Mulheres em Pandemia”, da Proex, ocorre nesta quinta-feira (30)

Data de publicação  27/07/2020, 13:39

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) realiza, nesta quinta-feira (30), live com o tema “Mulheres em pandemia: as diferentes facetas de um mesmo fato histórico”. A atividade terá início às 17h, na página da Proex no Facebook.

A atividade inaugura várias ações culturais e artísticas que foram selecionadas no Projeto de Extensão Fomento às Atividades de Arte e Cultura em Resposta e Enfrentamento ao Coronavírus/Covid-19 e que fazem parte da vasta programação em comemoração aos 10 anos da Unilab.

E nada melhor que relatos de mulheres diante do grande desafio em viver o isolamento social, sempre com força e coragem, como é próprio das mulheres. As autoras dos relatos, Sarah Ramos, Ethanielda de Lima e Lívia Paulia Dias baterão um papo descontraído sobre como foi e como está sendo passar por todos esses desafios, bem como o processo criativo da composição do texto. A mediação ficará a cargo do Coordenador de Arte e Cultura, Ricardo Nascimento.

Sobre “Mulheres em pandemia: as diferentes facetas de um mesmo fato histórico”

A produção, de autoria de Sarah Ramos, Ethanielda de Lima e Lívia Paulia Dias consiste em um ensaio a partir de narrativas relacionadas com os desafios que a pandemia da Covid-19 tem causado à humanidade sob a ótica das três autoras desta produção acadêmica e como elas têm conciliado com as questões das suas vidas. Os recortes de raça, classe, afetividade, gênero, as visões de mundo e preocupações concernentes ao que já é chamado o maior acontecimento do início do século XXI estão presentes nos relatos pessoais. Esta narrativa histórica é rica justamente por admitir em cada uma de seus relatos uma visão diferente de um mesmo acontecimento sem pretender atingir “a verdade”, mas sim permitindo ao leitor observar diversas facetas de um mesmo fato, tornando-as importantes em sua complexidade, sem julgá-las hierarquicamente mais ou menos “corretas” ou válidas.