Unilab inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

Data de publicação  04/08/2020, 13:04

A cada quinquênio, faz-se necessária a mobilização da comunidade universitária para a elaboração do documento que balizará as ações da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) durante os cinco anos subsequentes.

Neste ano, a Unilab iniciará a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2022 a 2026. O Conselho de Administração aprovou, no último mês de junho, a metodologia e o cronograma para a construção do PDI. Com o objetivo de ampliar ainda mais a participação da comunidade universitária, foi aprovada também a criação de grupo de trabalho multidisciplinar, composto por representantes de todas as categorias, membros da gestão e da comunidade externa, que auxiliará na elaboração e acompanhamento de cada etapa do processo de construção do PDI, junto à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). O referido grupo foi instituído pela reitoria via portaria nº 305, de 24 de julho deste ano.

O que é exatamente o PDI?

Toda instituição tem uma missão institucional a cumprir. A missão institucional é a definição do propósito fundamental de uma organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada, é a referência para sua identidade. Visa responder coisas como: para que a instituição existe? O que ela faz e para quem?

A Unilab tem uma missão: a universidade foi criada para formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Para alcançar a missão institucional, é preciso planejar, observando os objetivos, definindo o que se deseja para a Unilab nos próximos anos.

O planejamento da Unilab começa a tomar forma com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, planejamento estratégico previsto para os próximos 5 anos. No PDI é definido o que vai ser feito, quem vai fazer, quais os prazos, recursos necessários etc.

A participação de todos é essencial!

Estudantes, professores, técnico-administrativos em Educação e a comunidade externa do Maciço de Baturité/CE e de São Francisco do Conde/BA devem participar. No decorrer do processo de elaboração do documento, além do grupo multidisciplinar com representações das categorias, a Unilab criará uma consulta aberta a todos.

Confira o cronograma de trabalho: