IEAD abre seleção para Professor Formador do curso de Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Data de publicação  15/09/2020, 20:39

O Instituto de Educação a Distância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IEAD/Unilab) abre seleção para Professor Formador, com cadastro reserva, para atuar no curso de Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, modalidade a distância, em consonância com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Inscrições

Conforme o referido edital simplificado nº 32/2020, publicado nesta terça-feira (15), os candidatos deverão realizar suas inscrições entre o período de 16 de setembro a 16 de outubro de 2020, de forma gratuitas. Para efetuar a inscrição, é necessário que o candidato possua e-mail do Gmail, pois a plataforma do Google permite apenas o envio de anexos para quem o possuir.

O candidato selecionado que for convocado receberá bolsa acadêmica como Professor Formador I, no valor de R$ 1.300, sendo exigida experiência de 3 anos no magistério superior; ou como Professor Formador II, no valor de R$ 1.100, sendo exigida experiência de 1 ano no magistério superior e certificado de Mestrado. O recebimento da bolsa não poderá ser acumulado com outra.

Entre os pré-requisitos, é necessário ser docente concursado do quadro da Unilab, sendo permitida a participação de professores externos nos casos de não preenchimento das vagas; ter acesso à internet de forma contínua e conhecimento para utilizar as ferramentas tecnológicas; e disponibilidade mínima de 20 horas semanais. Também é exigida formação e titulação mínima nas áreas especificadas no edital.

São 15 disciplinas a serem ofertadas, distribuídas em módulos de atuação, exigindo formações específicas, detalhadas em edital. Os candidatos aprovados para a oferta das disciplinas regulares deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais, no período de vigência da bolsa.

O processo seletivo se dará em duas etapas: Avaliação Curricular (classificatória e eliminatória) e Formação Básica (eliminatória) para os candidatos selecionados na primeira etapa. O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 11 de novembro.

As funções a serem desempenhadas, formas de atuação, documentação a ser anexada e outras informações estão disponíveis no edital.

Confira o Edital nº 32/2020!

Sobre o curso

O Curso Lato Sensu de Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa é oferecido na forma semipresencial (aulas online e avaliações presenciais nos polos, em sábados determinados no [calendário do curso]). Haverá o apoio físico nos polos de apoio presencial.

O curso tem duração de até 18 meses, incluindo a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A especialização tem como principal objetivo qualificar em nível de especialização graduado/as nas áreas de Letras e Humanidades de modo geral, com preferência para docentes da rede pública de ensino, para a prática pedagógica e crítica sobre a história e cultura africana, bem como as formas diversas do seu fazer literário em língua portuguesa.

Outras informações nas páginas do ILL/Unilab e IEAD/Unilab.