Unilab participa segunda estação do 27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), nos dias 26 e 27

Data de publicação  23/10/2020, 13:25

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Culturas (Proex/Unilab), está participando da segunda estação do 27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), nos dias 26 e 27 de outubro, na plataforma digital.

“É. Foi. Será. Teatro” é o tema do 27o FNT, que diante das dificuldades das limitações impostas por conta da pandemia da Covid-19, adotou o formato virtual e presencial para viabilizar a realização das mostras e ações formativas que marcam sua programação anualmente. Para isso, distribuiu a edição em quatro momentos, chamados de “Estações”, de setembro a dezembro.

O Webinário de Artistas Pesquisadores, ação formativa do FNT que promove, em 2020, um debate sobre políticas e estéticas negras no campo das artes cênicas, que terá a participação de profissionais que pesquisam e produzem artefatos artísticos que se estruturam por meios de poéticas, práticas, investigações e narrativas afrocentradas. Quais os caminhos para se pensar, construir, produzir e debater o fazer artístico do negro nas artes cênicas?

Inscreva-se nos links de cada atividades que estão disponíveis no site da FNT!

O evento é coordenado pelo artista e professor Abiamelson Santos. Contará com a participação de artistas pesquisadores da Bahia, Ceará, Maranhao e Piauí.

Segundo o chefe do Serviço de Arte e Cultura da Proex/Unilab, Nixon Araújo, a Unilab está participando como apoio e organização do evento.

Participação da Unilab

Na abertura do webinário, dia 26 (segunda-feira), a partir das 14h, o debate será sobre as “Políticas e Poéticas Negras: Formação e Representatividade nas Artes Cênicas”, como os convidados: Alexandra Dumas (UFBA) e Ricardo Nascimento (Unilab) e a mediação de Abimaelson Santos (UFMA).

A partir das 16h, o encontro traz os “Corpos, Discursos e Estéticas Negras em Cena”, com Fernanda Julia Onisajé, da Bahia, e Altemar Di Monteiro, do
Ceará, mediado por Abimaelson Santos (UFMA) e Carolina Bernardo (UNILAB).

No segundo dia (terça-feira, 27), às 15h, Luzia Amélia, do Piauí, e Tieta Macau, do Maranhão, participam do encontro sobre “Dança, Ancestralidades e Estéticas Negras”, sob a mediação de Abimaelson Santos (UFMA), Rosalina Semedo de Andrade Tavares e Arilson dos Santos Gomes, ambos da Unilab.

Confira a Programação!

Sobre o Festival

Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) figura entre os grandes eventos culturais do País e tem se firmado, no segmento teatral do Nordeste brasileiro, como importante polo de difusão, circulação e formação. Sua relevância é assegurada pela diversidade de sua programação que lhe confere, ao mesmo tempo, caráter de singular espaço de promoção e acesso à produção teatral nordestina e eficaz instrumento para o desenvolvimento cultural da região que o abriga: o Maciço de Baturité, no interior do Estado do Ceará.