Curso de Enfermagem da Unilab recebeu conceito 4,00 no Enade 2019

Data de publicação  03/11/2020, 13:18

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) no processo, participou das duas últimas edições (2016 e 2019) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) com destaque nos cursos de graduação, modalidade bacharelado – de Enfermagem, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e de Agronomia, vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

A prova escrita do Enade, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros, é aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (Mec). A edição de 2020 será aplicada somente em 2021, em virtude da Pandemia do Coronavírus (Covid19), conforme declarou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Unilab no Enade 2019

Diante das conquistas, Geranilde Costa e Silva, pró-reitora da Prograd/Unilab, destacou a importância da universidade ao longo dos 10 anos completos de sua existência, como uma instituição que, diferentemente das demais, está assentada em cinco pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão, além de garantir a Internacionalização, Integração e Interiorização. Foi criada para contribuir e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do Maciço do Baturité (CE), do Recôncavo Baiano (BA), bem como dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que estão conosco. Neste período, os cursos de graduação da Unilab passaram por inúmeras avaliações do MEC, e dentre elas, em 2019, o Enade. Nessa avaliação, destacou-se as avaliações dos estudantes dos cursos de Enfermagem, Agronomia e Engenharia de Energia, que são ofertados no município de Acarape, estado do Ceará.

Curso de Agronomia

Fazenda Experimental Piroás (FEP/IDR/Unilab)

Um bom exemplo dessa contribuição para o desenvolvimento sócio econômico de forma responsável, segundo Geranilde, é o curso de Agronomia, vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), pois dos 351 estudantes, 270 são brasileiros, 25 são de Angola, 02 de Cabo Verde, 45 de Guiné-Bissau, 07 de Moçambique e 02 de São Tomé e Príncipe. O que significa dizer que a Unilab está formando mão de obra especializada e qualificada por meio de cooperação solidária.

“Não podemos deixar de falar que esse resultado frente ao Enade (2019) está diretamente atrelado ao trabalho competente do corpo docente, técnicos bem como de nossos/as estudantes. Dessa forma a Unilab se enraíza cada vez mais nesses espaços imbuída pelo compromisso de levar conhecimento, produzir ciência e gerar qualidade de vida”, esclareceu o pró-reitora da Prograd.

Conforme dados do Inep/Mec, o curso de Agronomia da Unilab obteve na edição de 2019, sua melhor conquista: os conceitos 3,00, em ambos indicadores.

Curso de Enfermagem

O Curso de Enfermagem da Unilab, vinculado ao ICS, sob a direção (2017-2021) do professor Thiago Araújo e a coordenação (2019-2021) do curso de Enfermagem da professora Patrícia Ferreira de Vasconcelos, obteve o rendimento dos estudantes na avaliação de 2016, com conceitos: Enade – 4,00 e IDD – 3,00. Em 2019, o resultado do exame apresentou a conquista de nota 4,00, em ambos indicadores.

“Estamos felizes com mais essa conquista do ICS e do Curso de Enfermagem, a nota 4. Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo em buscar a excelência na formação de nossos alunos. das 24 instituições avaliadas, somente 3 receberam nota 5 e cinco instituições receberam nota 4, no Estado do Ceará. É bom destacar que a Unilab é a instituição mais novas dessas cinco avaliadas com nota 4. Nesse Enade, foi possível elaborar um plano de trabalho entre os docentes e alunos para conhecer mais o processo de avaliação e sensibilização para realização da prova”, afirmou o diretor do ICS, Thiago Araújo.

Laboratório de Anatomia do ICS

O curso de Enfermagem da Unilab faz parte da base da instituição, um dos primeiros cursos ofertados. Dispões do corpo docente formado de 100% de doutores e alguns já com pós-doutorado. Atualmente, laboratórios instalados nos campi das Auroras e Unidade Acadêmica dos Palmares. Para o futuro, o curso tem possibilidade de crescimento com o funcionamento, na Unilab, do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) e com desejo da construção de um hospital próximo à universidade, no Ceará.

“Crescemos muito, tanto quantitativo como qualitativo. A formação de enfermeiros(as) na região do Maciço de Baturité e dos países parceiros só ajudou a fortalecer as ações de saúde na Região. Neste período de funcionamento da universidade, foi possível ver o crescimento da região e o impacto que o curso de Enfermagem provocou nas cidades do entorno. Acredito que esse tenha sido, até o momento, o maior impacto do curso de Enfermagem, proporcionar um atendimento de qualidade e humanizada para região que acolheu nossa universidade”, enfatizou o enfermeiro e docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unilab (MAENF).

Importância dos rendimentos

Com resultados dos indicadores de cursos de graduação e instituições expressos em conceitos de 1 a 5, a nota do Enade – avalia o rendimento dos concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Os resultados são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. O IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera os desempenhos no Enade e no Enem. Em linhas gerais, o IDD compara a nota do Enade com a nota do Enem para ver se houve ou não conhecimento agregado.

Matérias relacionadas: Curso de Enfermagem da Unilab recebe conceito máximo em recente avaliação do MEC e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem oferta 20 vagas com inscrições até 16 de novembro.