Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab abre novo espaço de interação com a comunidade acadêmica e demais públicos

Data de publicação  04/11/2020, 12:09
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), estando a frente a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), com apoio da SGP, da Corregedoria, ouvidoria, Auditoria e Comissão de Ética da Unilab, abre mais um espaço de interação com a comunidade acadêmica e externa, disponibilizando nova aba na página principal do Portal da Unilab (Transparência e Prestação de Contas), buscando concentrar as informações dos documentos oficiais, de transparência pública e prestação de contas, produzidos pelas equipes dos setores especializados da instituição.

Segundo o economista e pró-reitor da Proplan, Antônio Célio dos Santos, com o objetivo de melhorar o acesso aos dados públicos gerados pela nossa universidade, a Unilab cria esse novo espaço, denominado Transparência e Prestação de Contas, concentrando as informações oficiais da instituição neste contexto.

Sabendo que “É direito de todo o cidadão ter acesso”, conforme a Lei da Informação, a Unilab tem o compromisso de publicar seus documentos oficiais e deixá-los disponíveis ao público na plataforma digital, dentro do Portal, “buscamos unir todos em um único lugar. Pesar de publicados, alguns órgãos e instituições, além da própria comunidade interna e externa estavam sentindo dificuldades em ter acesso rápido”, esclareceu Célio Santos.

Nesta primeira fase, inicia-se os trabalhos inserindo, além do Estatuto da Unilab, do Regimento Geral e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), outros documentos e normativos importantes criados pela Proplan, Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), Ouvidoria, Corregedoria, Auditoria, Comissão de Ética. Posteriormente, serão acrescentadas informações de outros setores da universidade.

Quanto à Transparência Ativa, a implantação deste novo espaço interativo, o corregedor federal na Unilab, para Alain Souto Rémy, defende que a ferramenta “deva ser a máxima possível e estendida, o quanto antes, às áreas-fim (acadêmicas) e às áreas-meio (demais áreas administrativas, não ligadas às funções de integridade)”, afirmou Alain.

Matéria relacionada: Unilab inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

Categorias