Unilab estabelece parceria com a UFCA para o desenvolvimento de Pesquisa e Inovação

Data de publicação  05/11/2020, 09:12

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) estabeleceu convênio institucional com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) visando a consolidação e o desenvolvimento de esforços entre as partes, notadamente no campo da pesquisa e inovação tecnológica, conforme Extrato do Protocolo de Intenções, publicado no DOU, em 19 de outubro de 2020.

A primeira iniciativa entre as duas instituições consistiu no ingresso da Unilab na Rede de Inteligência Artificial do Ceará, coordenada pela UFCA, que visa o desenvolvimento de projetos e parcerias em Inteligência Artificial a nível estadual.

Para o professor Roque Albuquerque, reitor pro tempore da Unilab, a inserção da nossa universidade em projetos e programas que visem o desenvolvimento regional, por meio de incentivo à tecnologia, “é uma das prioridades da gestão, que tem procurado dialogar com outras instituições parceiras”, esclareceu Roque.

Rede de Inteligência Artificial do Ceará (RIACE)

A Inteligência Artificial (IA) tem se estabelecido como ferramenta importante na tomada de decisão de profissionais, gestores e organizações das mais diversas áreas. Ela envolve o aprendizado de máquinas a partir de dados, permitindo melhores diagnósticos, previsões e ações. Logo, a IA contribui para os paradigmas da Indústria 4.0, do Desenvolvimento Sustentável, das Cidades Inteligentes, e assim por diante. Os objetivos que nortearão a Rede Cearense serão os mesmos da rede Nordeste de IA, também em formulação.

Após 10 anos de muitos desafios e conquistas, “nossa instituição deve priorizar o incentivo de pesquisas de impacto, consolidando a Unilab no cenário regional e nacional”, enfatizou a vice-reitora e professora do Instituto de Linguagem e Literaturas (ILL/Unilab), Cláudia Carioca.

O Estado do Ceará tem demonstrado grande potencial para o desenvolvimento de rede de IA e, assim, para acelerar sua adequação a esses novos paradigmas. São muitas as instituições de ensino superior que contemplam em seus quadros pesquisadores e cursos de áreas correlatas à IA, dando margem para a criação de novos negócios e elevação do patamar de competitividade do Estado.

“A participação na Rede de IA, confirma que a Unilab tem um enorme potencial que merece ser valorizado”, afirmou o professor Olavo Garantizado, pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg). Em complementando, informou que a equipe da Proppg realizou um mapeamentos das principais expertises dos pesquisadores da instituição e, a partir disso, busca-se desenvolver estratégias para melhor abrigar essas iniciativas científicas.

Por outro lado, muitas são as organizações que podem apresentar problemas para os quais soluções de IA podem ser desenvolvidas a nível local, embora que sejam escaláveis. “Aos pesquisadores, a rede facilitará o acesso a problemas reais e desafios das organizações locais, sendo uma excelente oportunidade de demonstrar o potencial tecnológico e de inovação da UNILAB”, finalizou Allberson Dantas, professor e coordenador do NIT/Unilab.

Confira o Protocolo de Intenções entre a UFCA e a Unilab, publicado no DOU, em 19 de outubro de 2020!