Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

No mês do Servidor, Unilab empossa 22 novos servidores

Data de publicação  17/11/2020, 14:33
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Fechando a “Semana do Servidor da Unilab”, no último dia 30 de outubro, no Campus das Auroras, em Redenção/CE, a Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), junto com a equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), empossou 22 novos servidores, classificados no último concurso público para carreira de Técnico-Administrativo em Educação (TAE).

O certame foi concluído em 2019, publicados no Diário Oficial da União (DOU), com lotação nos campi do Ceará, em diversos setores estratégicos das unidades.

Participaram da cerimonia a Reitoria da Unilab, Roque Albuquerque e Cláudia Carioca, reitor pro tempore e vice-reitora, respectivamente, os pró-reitores, diretores de institutos, coordenadores dos cursos de graduação da Unilab, servidores e familiares dos novos servidores.

A Reitoria (Roque Albuquerque e Cláudia Carioca), pró-Reitores e demais gestores da Unilab

No encerramento da Semana do Servidor da Unilab, a professora Claudia Carioca destacou a importância do cargo público. “Ser servidor público federal tem o verdadeiro propósito de servir. Nesta movimentação diferenciada, temos que fazer de tudo para melhor servir, sendo o princípio da conquista do momento”, enalteceu a vice-reitora da Unilab.

Reitoria da Unilab – Roque Albuquerque, reitor pro tempore, e Cláudia Carioca, vice-reitora.

O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, ressaltou a importância de dar continuidade às ações com persistência, parceria, força e coragem, atributos que ressaltou para o papel de servir ao público. Além disso, trouxe três conselhos: “1. Não é o bom começo, a boa largada que conta. Mas, é cruzando a linha de chegada que a gente vai entender que completamos a nossa carreira, cumprimos o nosso propósito. A vida vai trazer algumas dificuldades. Terão dias que você nem conseguirá. Mas são nestes momentos que precisamos de uma força extra, e de colegas, e de grupos que vibrem conosco, nos encorajem a cruzar a linha de chegada; 2. O tempo oportuno é mais importante do que a ação; e 3. Foque nas pessoas”, concluiu.

Abertura da cerimônia de posse dos novos servidores pelo superintendente da SGP/Unilab

A posse dos novos servidores, junto à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP/Unilab), sob a responsabilidade de Adriano Nascimento, representa um ganho institucional e as vagas foram oriundas das vacâncias ocorridas a partir de 2015. Segundo o superintendente, a falta ocasionou um impacto no funcionamento da Unilab, em relação a força de trabalho. A chegada dos 22 novos TAEs “vai recompor o quadro e será um suporte às novas atividades de desenvolvimento institucional, como ao projeto internacional da Unilab, em destaque ao longo dos anos, além das atividades de inovação tecnológica, tão necessária para viabilizar os trabalhos (remotos e/ou híbridos) em desenvolvimento neste momento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, esclareceu Adriano.

Nova chamada de servidores

Um novo grupo de servidores deve ser chamado em 2021. Segundo o superintendente da SGP, existe expectativa, a partir da aprovação do novo Orçamento Público, e autorização do Ministério da Educação (Mec), em dar provimento a novos candidatos que foram aprovados, em especial ao cargo de Assistente em Administração, já que até 31 de dezembro de 2020 a União está impedida dar novos provimentos, conforme a Lei Complementar nº 173/2020.

Controle de gastos

Segundo o pró-reitor de Administração (Proad), auditor fiscal cedido à Unilab, Leonardo Ramos, quanto a questão financeira e orçamentária para a Folha de Pagamento, anteriormente, “o orçamento era obrigatório, quando realizávamos concursos a preocupação era com o número de vagas. Neste momento, a lei impõe um limite com gasto de pessoal. Impedindo, assim, a convocação de todos os cargos aprovados no último concurso de 2019”, esclareceu o auditor federal da Controladoria Geral da União (CGU) cedido à Unilab.

Duas vezes mais servidores da Unilab

Já servidor da Unilab desde 2014, Marcondes de Souza exerceu sua função como Técnico em Edificações, lotado na Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento (Cied/Proplan). Agora, empossado no novo cargo, Auditor Interno da Unilab, pretende contribuir mais com a gestão da autarquia, colocando à prova seus talentos, além de auxiliar a equipe da Auditoria a atingir seus objetivos e implementar o controle, visando a eficiência e a economicidade dos processos administrativos. “A Unilab é uma parte significativa da minha vida. É uma honra trabalhar aqui, e agora ainda mais no novo cargo”, enfatizou Marcondes.

Em novo cargo, agora como psicólogo, Francis dos Santos Rios permanece colaborando com a equipe da Propae/Unilab

Francis dos Santos Rios há 8 anos é servidor da casa. Começou como Assistente em Administração e agora, como Psicólogo, permanecerá apoiando os trabalhos junto à equipe do Núcleo de Informação e Documentação de Estudante, vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Nidae/Propae). “Em quase uma década na Unilab, cresci profissionalmente e aprendi muito com os colegas. Tenho uma vontade grande de construir algo positivo, em especial, agora no novo cargo”, declarou o novo psicólogo da Unilab.

O sonho de Deyvison Rolim, Assistente em Administração, trouxe alegria ao pai cearense.

Novos servidores

“A vinda para o Ceará com o seu pai, devido a conquista do cargo público federal, foi a realização de um sonho”, conforme declarou Deyvison Couras Rolim, empossado como Assistente em Administração. Era servidor público na Prefeitura de Tenente Ananias, em Rio Grande do Norte (RN), como Digitador. Ao descobrir o projeto da Unilab, se interessou pela política de internacionalização desenvolvida com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A bacharel em Direito Alene Barbosa Leal teve a surpresa anunciada durante a pandemia. Sua convocação de posse, a alegria de uma mãe que tanto a incentivou nos estudos foram efetivadas com a assinatura do Termo de Posse. Neste momento, “a sensação foi de dever cumprido, com muitas expectativas positiva”, afirmou a nova Assistente em Administração da Unilab.

Mais avanços para a Unilab

Segundo o diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Thiago de Araújo, a posse de novos servidores viabilizará o avanço da instituição. No contexto do ICS, o novo apoio será junto aos laboratórios de microscopia e o biotério, especificamente com o Técnico de Biotério, que servirá de suporte para toda unidade. Já o Técnico de Microscopia colaborará com o avanço do laboratório de preparação de lâminas e dos colaboradores de microscopia.

Posse de João Victor Barros Dantas

Joao Victor Barros tomou posse no cargo de Assistente em Administração, lotado na Divisão de Administração de Pessoas (DAP/SGP). “Sou apaixonado pela Administração Pública, acredito no Estado e na Educação. Sou um exemplo vivo de que a educação pode transformar a vida das pessoas e primeiro filho a conquistar um cargo público federal. Jamais poderia imaginar que um dia estaria aqui, tomando posse. Ainda mais numa instituição tão nobre como a Unilab, que tem uma proposta particular de inclusão e respeito a diversidade”, descreveu, emocionado, Victor Barros.

Categorias