Professora da Unilab oferta curso sobre Gênero, Racismo e Feminismo Negro na Espanha

Data de publicação  23/11/2020, 13:58

No mês em alusão à Consciência Negra, a Unilab rompe fronteiras e oferta na Universidade de Sevilha, na Espanha, um curso sobre Gênero, Racismo e Feminismo Negro. A formação será ministrada pela professora Violeta Holanda, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unilab, e será ofertada no contexto do “Ciclo de Cursos de Sensibilización sobre la Violencia de Género” de la Unidad para la Igualdad. A atividade teve amplo interesse por parte da comunidade acadêmica, apresentando demanda superior às vagas ofertadas.

Segundo Violeta Holanda, a região de Andaluzia, no sul da Espanha, teria um passado em comum com a América, que remeteria a processos de colonização, racismos e machismos. “Refletir criticamente sobre gênero, racismo e feminismo negro, a partir das contribuições de intelectuais negras, latino-americanas e africanas, proporciona um intercâmbio necessário para (re)pensar a superacão das desigualdades e das violências (re)produzidas ao longo dos séculos”, pontuou.

Veja mais informações sobre o curso aqui.