Professor da Unilab conquista prêmio nacional sobre cultura popular

Data de publicação  04/12/2020, 15:10
Professor e pesquisador Eric Brasil.

A tese de doutorado do professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Eric Brasil conquistou o 2º Prêmio no Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular de 2020, promovido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan). Eric Brasil é docente do Bacharelado em Humanidades e do curso de Licenciatura em História (Instituto de Humanidades e Letras), no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Intitulada “Carnavais Atlânticos: cidadania e cultura negra no pós abolição. Rio de Janeiro e Port-of-Spain, Trinidad (1838-1920)”, a tese foi defendida no PPGH-UFF em 2016, orientada por Martha Abreu (UFF) e coorientada por Matthias Assunção (University of Essex, UK).

A pesquisa tem como objetivo principal analisar transnacionalmente experiências de mobilização negra no pós-abolição no Rio de Janeiro, Brasil, e em Port-of-Spain, Trinidad e Tobago.

Sobre o concurso

O Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular acontece desde 1959 e busca estimular a produção de conhecimento científico sobre os diversos temas do folclore e da cultura popular. Este ano, o concurso recebeu 80 inscrições, das quais 67 foram analisadas.

Consideraram-se na análise: a variedade regional dos campos de pesquisa e dos sujeitos envolvidos; a diversidade de temas interdisciplinares; a originalidade da abordagem e da metodologia; a consistência na argumentação e a clareza na apresentação dos resultados; e a contribuirão ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular.

Mais informações sobre o prêmio aqui.