Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

SGP divulga os atos administrativos em execução destinados ao retorno gradual das atividades presenciais da Unilab

Data de publicação  09/12/2020, 09:30
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sob a coordenação da Superintendência de Gestão de Pessoas da (SGP/Unilab), divulgou, nesta segunda-feira (7), as normas inerentes ao retorno gradual e seguro das atividades presenciais no âmbito da universidade (campi do Ceará e Bahia), segundo a Portaria da Reitoria nº 497/20, com previsão de retomadas das atividades a partir de janeiro de 2021, dia 04 (segunda-feira) – data de início das atividades acadêmicas, conforme Resolução Consepe nº 42/20, devendo ser observados os procedimentos e critérios estabelecidos nesta Portaria e o Protocolo de Biossegurança Institucional.

Segundo a portaria, levou-se em consideração uma gama de outras normas federais para o embasamento dos atos feitos. Logo de início, as orientações gerais para retorno gradual das atividades presenciais dos servidores docentes e técnicos-administrativos na Unilab seguirão enquanto perdurar o estado de calamidade de saúde pública decorrente da Covid-19, conforme a Instrução Normativa nº 109/20, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

No contexto de adequação a realizada da Unilab e o contexto pandêmico, a equipe da SGP utilizou-se, para a construção da Instrução Normativa (IN/SGP) nº 08/202, do resultado da análise dos dados coletados no questionário aplicado junto aos servidores técnico-administrativos (TAE) em regime remoto, como base para avaliação da possibilidade de disponibilização de ações específicas em saúde e qualidade de vida e de equipamentos e de suporte de trabalho necessários aos servidores.

Entre os critérios, em especial que se destacaram, as seguintes definições: Trabalho Remoto – execução das atividades fora das dependências físicas nos campi da Unilab pelos servidores impossibilitados de comparecimento presencial ao trabalho, Serviços Essenciais – funções administravas e acadêmicas indispensáveis para funcionamento adequado das atividades meio e fim da universidade, realizadas por docentes e técnicos-administrativos e Grupo de Risco – foram elencadas (Artigo 10) as situações que se encaixam no grupo de risco para Covid-19 os que apresentem as condições ou fatores de risco.

Adriano Nascimento, superintendente da SGP, esclareceu que a implementação das ações estão ligadas diretamente ao retorno das atividades do Calendário Acadêmico, previstas para janeiro de 2021, que ocasionará o aumento do número das demandas, mesmo que sejam executadas de forma remota, prioritariamente. Contudo, algumas atividades são de natureza prática, a exemplo das atividades realizadas em laboratórios, necessitando a presença dos profissionais e estudantes para execução e desenvolvimento das pesquisas, avaliações, entre outros fins. No administrativo, existem situações com necessidades de atendimento ao público presencial. “Estamos considerando casos especiais, como: o grupo de risco, as comorbidades comprovadas, as pessoas que estão trabalhando de forma remota, as que estão em revezamento, as que contraíram a Covid19 ou com suspeita dos sintomas e outras situações específicas, que, a partir de janeiro, com a colaboração dos servidores no controle da situação pandêmica da Unilab, serão mapeadas pela SGP semanalmente, conforme regramento”, pontuou o administrador.

Em destaque, Adriano relatou que, das 155 respostas do questionário, 40% das pessoas preferem o revezamento e/ou o trabalho presencial. “Um grupo de pessoas consideradas que preferem a atividade presencial, ainda que sob revezamento. Significa que, no contexto da saúde mental, o fator isolamento ocasionou algumas reações adversas que foram levadas em consideração para a escolha da nova prática de trabalho na Unilab”, concluiu.

Está previsto para o inicio de 2021,  segundo a equipe responsável da SGP, a divulgação dos resultados mapeados pelo questionário aplicado junto aos corpo de servidores da Unilab.

Atos administrativos

– Orientações complementares à Portaria Reitoria Nº 497/20  aos servidores da Unilab. Confira as mídias: Vídeo 1 (normas e procedimentos para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais dos servidores da Unilab) e Vídeo 2 (orientações complementares à Portaria Reitoria Nº 497/20).

– Plano de Trabalho (individual), conforme a IN nº 08/20. Confira o Vídeo 3 (estabelece as orientações para preenchimento do plano de trabalho individual dos servidores em trabalho remoto ou sob regime de revezamento).

Outras informações pelo email da SGP: (sgp@unilab.edu.br).

Matérias relacionadas: Confira o Plano de Biossegurança da Unilab destinado a servidores docentes, técnicos e corpo estudantil e Pesquisa avalia condições de trabalho dos servidores em regime remoto.

Categorias