Lançado e-book da Semana dos Servidores da Unilab 2020

Data de publicação  18/12/2020, 15:08

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou e-book a partir das atividades realizadas durante a Semana do Servidor da Unilab 2020, ocorrida no final de outubro, em alusão ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro. Confira o e-book aqui.

A Comissão Organizadora do evento cita a necessidade de fazer frente ao adoecimento psíquico decorrente do período pandêmico, fortalecendo laços, estabelecendo redes colaborativas e investindo na partilha do sensível. “E o cuidado nesse contexto relaciona-se com a formação de uma rede colaborativa, em que nós, professores, docentes e terceirizados compartilhamos, nos apoiamos, nos solidarizamos com as angústias cotidianas da relação público-privado e nos reinventamos diariamente”, sublinha o texto introdutório do e-book.

O prefácio ficou por conta do reitor pro tempore da Unilab, Roque Albuquerque, que aproveitou a oportunidade para enfocar os bons sentimentos, como gratidão, felicidade e esperança. “Nesse espírito de gratidão por cada pessoa engajada para celebrarmos nossa semana do servidor, feliz por termos alcançado e superado nossos objetivos, anseio por um futuro promissor a cada um que participou da composição desse opúsculo. A simplicidade dele não se confunde com a riqueza literária e fotográfica que ele traz. Nos detalhes de cada linha ou na comunicação profunda das mais variadas situações que descrevem a realidade do dia a dia de nossos servidores em tempos de pandemia pode ser captada. Tenho certeza de que nossos leitores se enxergarão em algum ponto, pois esse e-book é um retrato de todos nós”, salientou.

O superintendente de Gestão de Pessoas, Adriano Semião, também contribuiu com a introdução do e-book, ocasião em que afirmou que a relevância dos servidores para a democracia e o desenvolvimento do país e relembrou as ações da SGP durante a pandemia. “Foram mais de 20 ações sob o aspecto da saúde e qualidade de vida no trabalho, envolvendo a psicologia do trabalho (individual e coletivamente), os cuidados ergonômicos com o trabalho remoto e as orientações para lidar com a adequação das atividades laborais e domésticas, buscando auxiliar a importância de respeitar os limites individuais e preservar o tempo necessário para descanso e para dedicação à família”, pontuou.