Consuni aprova início da organização de lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da Unilab

Data de publicação  16/01/2021, 12:51

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) aprovou o início do processo de organização da lista tríplice para nomeação de reitor/a e vice-reitor/a da universidade. A decisão ocorreu na 59ª sessão extraordinária do conselho, no último dia 14.

Aprovou-se a resolução Consuni/Unilab nº 17, que traz as diretrizes do processo de organização da lista tríplice. A resolução cria ainda a Comissão Organizadora e a Comissão de Ética, responsáveis pelo processo de organização da lista tríplice, já com indicação dos nomes dos membros.

A vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, destaca que o momento representa a consolidação da universidade como instituição pública federal de ensino no Brasil e em âmbito internacional. “Quero deixar aqui a nossa gratidão a toda a comunidade acadêmica e pedir que cada vez mais possamos nos unir em prol de uma universidade de excelência. Obrigada pela maturidade alcançada e por como nós conseguimos conduzir o processo de uma forma respeitosa, democrática e significativa para cada um de nós. Que a gente possa produzir uma eleição linda, uma eleição digna da Unilab e uma eleição que ficará para a história”, declarou ao final da sessão do Consuni.

Cronograma

De acordo com o cronograma apresentado na resolução Consuni/Unilab nº 17, no próximo dia 18 será publicado o edital de convocação do processo de consulta e, no dia seguinte, começa o prazo de inscrição das candidaturas através de processo no SEI encaminhado à Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (SODS), que se estende até 29 de janeiro.

A campanha eleitoral tem início no dia 8 de fevereiro e, em 22 de março, será a reunião do Consuni para organização da lista tríplice e divulgação. Em 24 de março ocorrerá o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC).

Forma de votação

A votação ocorrerá em sessão presencial ou virtual, a depender do contexto sanitário relacionado à pandemia da Covid-19, no dia 22 de março de 2019, considerando a legislação em vigor.

Caso a sessão seja virtual, a votação se dará por processo de votação secreto eletrônico, realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), ao qual será permitido acesso por meio de qualquer computador ou dispositivo conectado à internet, tanto na rede interna da

universidade quanto externamente. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é o órgão técnico responsável pela implementação, manutenção e segurança do SIGEleições.

Processo de organização da lista tríplice

De acordo com a resolução Consuni/Unilab nº 17, de 14 de janeiro de 2021, o processo de organização da lista tríplice no âmbito do Conselho Universitário será coordenado pela Comissão Organizadora, que desempenhará as atividades de Comissão Receptora e Comissão Escrutinadora.

A Comissão Organizadora terá nove membros: três docentes, três técnico-administrativos em Educação e três discentes, indicados pelo Consuni. A comissão receberá os processos de inscrições dos candidatos e publicará a relação dos inscritos; estabelecerá os regramentos do processo de votação e supervisionará a campanha; providenciará o material necessário; delegará poderes a subcomissões para tarefas específicas, entre outras atribuições previstas na resolução.

Ética

A Comissão de Ética conta com três representantes do Consuni (sendo um docente, um técnico-administrativo em Educação e um discente) e um representante da Comissão de Ética Pública da Unilab. À Comissão de Ética compete estabelecer os parâmetros éticos que orientarão a conduta dos candidatos durante a campanha, entre outros pontos.