Unilab divulga cronograma de retomada da edição 2020 do Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros – PSEE

Data de publicação  25/01/2021, 11:34
Esta edição garante entradas para 2020.2 e 2021.1

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) retomou, na última semana, a edição 2020 do  Processo Seletivo de Estudantes Estrangeiros (PSEE) regido pelo Edital 01/2020 (publicação referente a janeiro do ano passado). Devido à pandemia, o processo foi interrompido, tendo sido reativado no último dia 22 de janeiro por meio do Aditivo nº 04 e do Aditivo nº05, com a redefinição do cronograma de execução das etapas do PSEE 2020 no corrente ano de 2021.

O PSEE 2020 garantirá seleção de estudantes oriundos dos países parceiros já inscritos e deferidos em janeiro de 2020. As vagas direcionam-se a cursos de graduação presencial da Unilab (listagem completa no Aditivo nº05), com entrada nos semestres 2020.2 (início previsto para o mês de maio de 2021) e 2021.1 (começando entre os meses de setembro e outubro do ano corrente). Ressalta-se que a atual fase em que o processo é retomado não abre vagas para novas inscrições.

Conforme consta no cronograma atualizado pela Pró-Reitoria de Relações Institucionais da Unilab (Proinst) através do Aditivo nº04, a próxima etapa encerra nesta sexta-feira (29) quando será divulgado o resultado final da avaliação do histórico dos inscritos, bem como a convocação para as provas de Redação e de Conhecimentos Específicos (realização prevista entre os dias 02 e 12 do mês de março, conforme disponibilidade das embaixadas dos países parceiros).

Todo o acompanhamento do processo deve ser feito pelos candidatos através da página oficial do PSEE 2020.

Novidades da atual edição PSEE na Unilab

Antes da pandemia, o PSEE ocorria geralmente no segundo semestre, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Atualmente, a Comissão Permanente de Processo Seletivo é composta pela Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), pela  Prograd e também pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

Atualmente, a articulação da Unilab é feita pela Proinst com os países parceiros, com os postos aplicadores da avaliação e com as embaixadas do Brasil nas nações envolvidas. Nesta edição (ainda correspondente ao ano-calendário 2020), a Unilab deve destacar um total de 5 servidores (“missionários”) para articular a aplicação de provas em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique – nações que tiveram maior número de candidatos inscritos e deferidos, passando de 800 candidatos, quando somados. Em São Tomé e Príncipe e Cabo-Verde, as avaliações devem ocorrer através de uma articulação das embaixadas nos países com os postos aplicadores. Para a edição de 2020, Timor Leste não possui nenhum candidato deferido para fazer a prova.

Esta será a primeira edição do PSEE em que, além da prova de Redação, será aplicada uma avaliação em compreensão leitora da Língua Portuguesa, bem como a prova objetiva de matemática básica.

Segurança sanitária

Desde o início da pandemia, a Proinst tem realizado o monitoramento do cenário internacional. Já em 2021, foi realizada uma reunião com as embaixadas dos países parceiros para verificar a possibilidade da retomada do processo a tempo – uma vez que o calendário 2020.2 reinicia em maio. Juntas, as instituições interessadas no processo garantiram a prioridade de vacinação e testes de covid-19 para os principais envolvidos nos deslocamentos internacionais, garantindo a segurança sanitária do processo.

Segundo novo cronograma, a execução das provas presenciais ocorre entre os dias 2 a 12 de março, deixando as embaixadas de cada país livres para a escolha das datas preferenciais dentro do período. O novo prazo dispõe, também, de mais de um horário para aplicação da prova, em mais de um dia da semana – anteriormente, a realização era dada em um único turno, já com a possibilidade de ocorrer no sábado ou no meio da semana em respeito aos adventistas). O processo seguirá todas as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTEÚDO RELACIONADO